Dinter
Ter, 05 de Julho de 2016 14:20

Doutorado Interinstitucional proporciona formação de servidores de diversos campi do IFSULDEMINAS.

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 04 de julho, a aula inaugural do Programa de Doutorado interinstitucional idealizado por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS e a UNESP – Campus Rio Claro.

Com o tema “Desenvolvimento Humano e Tecnologias”, o curso tem duração de até 3 anos e visa proporcionar a formação Stricto Sensu de doutorado, de servidores do IFSULDEMINAS atuantes em diferentes áreas e cursos da instituição.

A aula inaugural do Programa contou com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Marcelo Bregagnoli, da Diretora do Departamento Educacional, Prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonca, da Coordenadora de Desenvolvimento Pessoal, Regiane Cristina Magalhães, e do Professor e Coordenador do Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Afonso Antônio Machado.

Ao dar início aos pronunciamentos, Regiane C. Magalhães colocou a Diretoria de Gestão de Pessoas à disposição dos alunos e pediu o empenho de todos para que o sucesso dessa iniciativa abra portas para novos programas interinstitucionais.

O Reitor, Marcelo Bregagnoli, salientou que disponibiliza os recursos humanos e financeiros do Instituto Federal para garantir o sucesso do programa e a continuidade de ações como essa. Prof. Marcelo também aproveitou seu discurso para agradecer aos servidores que o ajudaram na elaboração do projeto do DINTER, à direção do Campus Muzambinho por ceder o espaço e o apoio para as aulas in loco, e para destacar que o programa resultará em um retorno muito positivo já que os trabalhos desenvolvidos têm vertentes voltadas para realidade e aprimoramento da instituição.

Para finalizar a solenidade inicial dessa primeira aula, fez o uso da palavra o Professor e coordenador Afonso Antônio Machado, que também agradeceu o empenho do Instituto Federal em garantir o apoio ao Programa.

Afonso ainda citou os entraves e burocracias vividos pelos organizadores do programa para sua aprovação. Ressaltou que é um diferencial muito importante a realização das aulas in loco uma vez que, dessa forma, não só os alunos se adaptarão ao ritmo de aulas do programa, como também o próprio DINTER se moldará à realidade do trabalho dos discentes/servidores da instituição.

Para Afonso, oferecer as duas disciplinas obrigatórias em Muzambinho é essencial para que esse programa de doutorado, formado por alunos de áreas tão diversas, se torne um pouco mais homogêneo em suas linhas de discurso e para que os professores do curso possam vivenciar a realidade dos alunos e adaptar suas aulas ao contexto institucional.

Ao todo, 12 alunos integram essa primeira turma de doutorado interinstitucional. E, baseados no sucesso dessa iniciativa, a direção do IFSULDEMINAS reitera que novos programas poderão ser ofertados.

Texto e fotos: Tatiana Duarte

Confira as fotos: