Sex, 24 de Junho de 2016 16:19

Secretário de Desenvolvimento Agrário visita o Campus Muzambinho e sela parceria para futuros projetos.

Nesta última sexta-feira, dia 24 de junho, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Prof. Neivaldo Lima, realizou uma visita ao IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho na qual evidenciou a importância do Instituto como parceiro em diversos projetos.

Na reunião com o Secretário estiveram presentes o Diretor-geral do Campus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o vereador e presidente afastado da Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Sul de Minas - ASTRUS, Sr. Cléber Marcon, o Presidente da Associação de Agricultores Familiares de Muzambinho, Sr. José Paulino Nadalite, e o Presidente Interino do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho, Sr. José Dias.

Visita ao Campus Muzambinho 6

Na ocasião foram discutidas possibilidades de apoio mútuo visando a construção de novas infraestruturas necessárias para a manutenção do Campus Muzambinho e dos projetos de extensão em parceria com os Sindicatos.

Ao tratar sobre um projeto para construção de um Galpão de cerca de 700 metros quadrados na cidade de Muzambinho, o vereador, Cléber Marcon, ressaltou que esse já é um projeto que vem sendo desenvolvido há algum tempo pela ASTRUS, mas que ganhou força após o apoio ofertado pelo Campus Muzambinho. O Diretor-geral Luiz Carlos, ainda destacou que esse projeto atenderá também a demanda regional contribuindo com o desenvolvimento do trabalho dos produtores.

Também foram discutidos temas direcionados à pesquisa para concessão de crédito fundiário e à doação de um touro para procedimentos de inseminação artificial de animais de produtores da região.

Segundo o Prof. Neivaldo, em ambos projetos a parceria com o Instituto pode ser benéfica pois poderá contribuir não somente com a logística de atendimento, mas com a divulgação dos projetos à toda região do sul de Minas Gerais.

Quando foi informado sobre os projetos de extensão e os cursos ofertados pelos Campus Muzambinho em suas modalidades presenciais, à distância, pelo PRONATEC e também nos presídios o Secretário ressaltou a importância dessa promoção da educação já que, em sua opinião, “o aprendizado constrói”. Ele ainda citou que fará o possível para contribuir com a realização dos projetos discutidos durante a reunião.

Ao agradecer o apoio do Secretário, o Diretor-geral Luiz Carlos, ainda demonstrou a vontade que o Campus Muzambinho tem de agir e concretizar seus projetos. E citou que com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário esses trâmites serão facilitados e beneficiarão de forma efetiva a população da região sulmineira.

No final da reunião o Prof. Neivaldo ainda foi parabenizado pelo seu aniversário com um kit de doce e café "Da Escola", produzidos no Campus Muzambinho, e foi convidado a assinar o Livro de Ouro da Instituição, no qual constam as assinaturas das autoridades que já passaram pelo Campus.

Visita ao Campus Muzambinho 11

E para encerrar a visita, o Secretário e demais integrantes da sua equipe foram convidados a um passeio pelas dependências no Campus Muzambinho no qual puderam conhecer um pouco mais sobre a infraestrutura da Instituição e saborear um café no Setor de Cafeicultura, coordenado pelo Prof. José Marcos Marcos Angélico de Mendonça. O professor, acompanhado do aluno Anderson Luz, também mostrou aos visitantes as diversas etapas da produção cafeeira do Campus.

Visita ao Campus Muzambinho 29

Reunião na AMOG

A visita do Prof. Neivaldo ao Sul de Minas também teve como objetivo a divulgação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e de um diagnóstico sobre a situação dos trabalhadores Rurais de Minas Gerais, feita em parceria com a Fundação João Pinheiro.

Para tanto, no dia 23 de junho, o Secretário se reuniu com diversos representantes sindicais e autoridades locais, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana – AMOG.

Compuseram a mesa principal do debate o Secretário, Prof. Neivaldo, assim como o Prefeito da cidade de Muzambinho e representante da AMOG, Prof. Ivan de Freitas, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos, e o Gerente Regional da Emater, Willem Guilherme de Araújo.

AMOG  31

Foram cerca de 40 pessoas presentes na reunião que promoveu uma conversa sobre questões como a implementação de novas vias de crédito para os produtores, políticas públicas para o desenvolvimento rural, acesso a terra e regularização fundiária.

Após o debate, Prof. Neivaldo, encerra a reunião ressaltando a importância da Emater e dos Institutos Federais situados nas mais diversas regiões. “Na minha região a gente dialoga muito e a gente quer dialogar aqui também. Emater, Instituto Federal, e também a Epamig, Fapemig, sindicatos, movimento organizados, todos são importantíssimos pra que a gente consiga avançar na infraestrutura rural e no acesso aos mercados”.

Em seu pronunciamento, Luiz Carlos Machado Rodrigues, citou ainda que deixa o Campus Muzambinho à disposição da Secretaria, já que o foco operacional de ambos é o desenvolvimento regional. O Diretor ainda cita que busca “quebrar todos os muros da Instituição e trabalhar onde a população está, no sentido de fazer e levar o desenvolvimento que a população tanto carece”.AMOG  2

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos da visita do Secretário ao Campus Muzambinho:

Confira as fotos da reunião na AMOG: