Premiação da OBMEP
Qui, 23 de Junho de 2016 08:49

Alunos do Campus Muzambinho recebem medalhas pela participação na OBMEP 2015 em cerimônia em Poços de Caldas.

Aconteceu na última segunda-feira, 20 de junho, a cerimônia de premiação dos estudantes medalhistas na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que foi realizada no ano passado. A solenidade de entrega ocorreu no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas (MG) e reuniu estudantes de toda Superintendência Regional de Ensino.

Na ocasião, quatro estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho receberam medalhas de prata pela participação que tiveram na OBMEP 2015. Foram eles:

• Bruno Januário Braz da Silva (ex-aluno) - medalha de prata
  • Cibele Louise de Almeida Cardoso (INFO-C) - medalha de prata
  • Bruno Tadeu Dival Procópio (turma INFO-B) - medalha de prata
  • André Rodrigues Gomes da Silva (INFO-B) - medalha de prata

Os alunos foram acompanhados pelo professor de Matemática, Renato Machado Pereira, que ficou muito satisfeito com o resultado - o melhor desempenho conquistado pelos discentes do Campus Muzambinho. "A OBMEP de 2015 superou todas as outras provas realizadas. Além disso, em quantidade de alunos que conseguiram premiações e em relação às próprias premiações o resultado foi melhor que a prova do ano passado", contou o Renato.

Estudantes do Campus Muzambinho são destaques na OBMEP 1De acordo com ele, as olimpíadas tem o papel de motivação na formação dos alunos no ensino médio e técnico: "Um exemplo: nós fizemos a OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) no dia 02 de junho. Semanas antes, no grupo de estudo que acontece todas as quintas-feiras às 11h, fizemos o simulado da OMU como preparação para a prova. Nesses encontros fizemos uma partilha de conhecimentos muito produtiva. Em pouco tempo, conseguimos abordar assuntos que para alguns alunos era inédito, como operações com matrizes, progressão aritmética e geométrica, análise combinatória e probabilidade. Por conta dessa iniciativa, eles conseguiram ir bem na prova", acrescentou o Renato.

Em posição numérica, os dois estudantes do Campus Muzambinho que conseguiram as medalhas de prata, Cibele e Bruno, ficaram entre os dois mil melhores alunos de escolas públicas do Brasil entre os mais de 17 milhões de participantes. Em sua última participação na Olimpíada, Bruno ficou entre os 44 melhores colocados na medalha de prata, sendo que são somente cem medalhistas de ouro. "Encerrar minha participação na Obmep com essa posição na medalha de prata foi ótimo, quase um ouro", comentou Bruno que se formou no técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no começo deste ano.

Para ele, a participação nas olimpíadas e nos grupos de estudo foram fundamentais para a motivação no estudo de matemática. "Participar desse tipo de iniciativa foi muito bom, pois ganhei vários amigos, conheci várias pessoas e tive experiências e oportunidades únicas. Tudo isso aconteceu por conta da ajuda dos professores, que sempre nos motivam a estudar muitos conteúdos que muitas vezes não são discutidos em sala de aula", explicou Bruno ao se referir ao grupo de estudos que é desenvolvido pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva. Esse trabalho também conta com a colaboração dos docentes Carlos Renato Soares e Maurício Minchillo.

O grupo de estudo é aberto para todos os alunos dos cursos técnicos integrados e também tem a participação de estudantes dos cursos superiores. O projeto promove encontros em horários extras com os estudantes interessados em dois grupos de trabalho: quintas-feiras às 11h, ministrado pelo prof. Renato, e terças-feiras às 11h, ministrado pelo Prof. Manuel. Os objetivos desse trabalho são:

• Desenvolver um estudo aprofundado da matemática, em particular, do banco de questões da OBMEP, OBM e OMU e das provas atuais e anteriores dessas olimpíadas;
  • Desenvolver materiais didáticos que são base para a resolução de questões da OBMEP, OBM e OMU;
  • Ministrar aulas, monitorias, simulados e atendimentos on-line sobre as questões do banco de questões da OBMEP, OBM e OMU e das provas atuais e anteriores dessas olimpíadas.

O bom resultado de estudantes do Campus Muzambinho na prova não é novidade. Alguns alunos premiados nesta edição já conquistaram qualificações em Olimpíadas anteriores. De 2012 pra cá, os alunos da instituição conseguiram 30 premiações.

A OBMEP acontece uma vez por ano e tem como objetivo estimular o estudo, melhorar o ensino e revelar talentos na área da Matemática. A Olimpíada acontece em duas fases: uma objetiva que aconteceu no dia 02 de junho e outra discursiva realizada no dia 12 de setembro. No Campus Muzambinho, a prova é realizada por todos estudantes do Ensino Médio - cerca de 650 alunos. Desse total, 5% se classificam para a segunda fase (discursiva).

A Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes em 2015: 47.582 escolas de 5.538 cidades (99.48% dos municípios brasileiros). Ao todo, foram quase 18 milhões de participantes em todo o Brasil e somente 0,3% desse total recebe alguma premiação. Dentre os premiados, 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4501 medalhas de bronze e 42283 menções honrosas são distribuídas aos estudantes. Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.)

Iniciada em 2005, a Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A edição de 2016 já teve sua primeira fase concluída no dia 07 de junho e o Campus Muzambinho já tem a relação dos 31 alunos classificados para a segunda fase que acontecerá no dia 10 de setembro.

Resultado 1ª Fase - OBMEP 2016 - Campus Muzambinho

Confira fotos da premiação da OBMEP que aconteceu em Poços:

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Renato Machado Pereira