Palestras - Enfermagem
Ter, 07 de Junho de 2016 14:28

Curso Técnico em Enfermagem promove palestras aos seus alunos com palestrante internacional e pediatra.

Palestra internacional sobre Direto à Saúde

No dia 13 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu o palestrante internacional Dr. Fernando Mitano, de Moçambique, que realizou uma palestra aos estudantes do curso sobre "O Direito à Saúde: uma experiência de Moçambique". A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem que são celebrados no dia 12 de maio.

O palestrante atua como docente no curso de graduação do curso de Enfermagem na Universidade de Lúrio que fica na cidade de Nampula na região central de Moçambique. Ao conhecer a instituição, o visitante se mostrou interessado em realizar parcerias entre sua Universidade com o Campus Muzambinho.

A palestra aconteceu no auditório do prédio pedagógico, reuniu estudantes dos três módulos do curso Técnico em Enfermagem. O evento foi organizado pela professora Larissa Sales Martins Baquião e contou com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Educacional e da Coordenação Geral de Ensino.

Palestra com Pediatra sobre o combate ao Zika Vírus

No último sábado, 04 de junho, o curso Técnico em Enfermagem participou de uma palestra sobre o combate ao Zika Vírus com o pediatra Alex Tadeu Soares Cunha. Na ocasião, o palestrante abordou sobre Microcefalia, dando prosseguimento ao projeto de mobilização dos estudantes no combate ao vírus.

O pediatra abortou sobre os fatores que ocasionam a Microcefalia, os parâmetros de perímetro cefálico dos bebês, a importância da prevenção da doença e o papel da equipe multiprofissional no acompanhamento de crianças com Microcefalia.

Neste ano, o Brasil já registrou 1168 casos de Microcefalia e que provavelmente têm alguma relação com a infecção de gestantes pelo Zika Vírus. Os casos estão mais concentrados nas regiões de Pernambuco e Bahia, mas existem notificações também em Minas Gerais.

Texto: Larissa Sales Martins Baquião
Revisão: Lucas Constantino