Curso de Inseminação
Seg, 06 de Junho de 2016 11:18

Alunos dos Laboratórios de Bovinocultura Leiteira e de Corte participam de curso de Inseminação Artificial.

Curso do Marcelo Rosa 39

Foi realizado, no período de 26 a 28 de maio, o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, destinado a estudantes que integram os projetos dos Laboratórios de Bovinocultura Leiteira e de Corte.

O curso de capacitação foi ministrado pelo professor Marcelo Simão da Rosa (coordenador do Laboratório de Ensino e Produção de Bovinocultura Leiteira e professor da disciplina Grandes Animais) e pelo assitente Eduardo Lopes Morais (estudante do 3º módulo do curso Técnico em Agropecuária – subsequente).

Segundo o Professor Marcelo, a iniciativa teve como objetivo “capacitar estudantes envolvidos com o desenvolvimento dos projetos de bovinocultura por meio de conhecimentos teóricos e práticos, visando à formação profissional do técnico em agropecuária e à utilização da técnica nos plantéis do Campus Muzambinho”.

Ainda segundo o professor, durante esses três dias “foram trabalhados, teoricamente, conteúdos a respeito da história da inseminação artificial, suas vantagens e limitações; do aparelho reprodutivo feminino, ciclo estral e hormônios reprodutivos; do controle reprodutivo e acasalamento; de equipamentos e materiais usados na técnica de inseminação artificial e características de um ótimo inseminador. Na prática, os alunos desenvolveram suas habilidades no manuseio de materiais e do botijão de nitrogênio líquido (conservação do sêmen bovino) e na realização da inseminação artificial propriamente dita, que é a deposição de sêmen de forma artificial no útero da fêmea. Na lida com os animais foram empregados os conhecimentos de manejo racional e condicionamento operante.

Os estudantes capacitados foram:

- Leonardo Felippe Menossi – Técnico em Agropecuária – Subsequente – 1º módulo

- Denilson de Paula Rodrigues - Técnico em Agropecuária – Subsequente – 1º módulo

- Lucas de Oliveira Reis - Técnico em Agropecuária – Subsequente – 2º módulo

- Carlos Eduardo O. de Souza - Técnico em Agropecuária – Subsequente – 2º módulo

- Rafael Silva Ribeiro – Técnico em Agropecuária – Integrado – 2º ano

- Gustavo Apolinnário Esaú dos Santos – Integrado – 2º ano