Provas - Vestibular 2016/02
Dom, 05 de Junho de 2016 14:50

Campus Muzambinho recebe mais de mil candidatos para realização das provas do Vestibular 2016/02.

Na tarde deste domingo, 05 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu 1029 candidatos para a realização das provas do processo seletivo 2016/02 na instituição sede e no Polo de Alterosa. Ao todo, estavam relacionados quase 900 interessados nos cursos superiores e cerca de 400 nos cursos técnicos oferecidos no Vestibular.

O número de abstenções chegou a 20% do total de inscritos. Confira na tabela abaixo a relação percentual de candidatos presentes por curso:

Curso Nº de inscritos Nº de presentes %
Medicina Veterinária 659 545 82,7%
Ciências Biológicas 139 99 71,2%
Superior em Cafeicultura 95 73 76,8%
Técnico em Enfermagem 109 92 84,4%
Técnico em Agropecuária 82 64 78,0%
Técnico em Administração 93 62 66,7%
Técnico em Enfermagem (Alterosa) 109 94 86,2%
TOTAL 1286 1029 80,0%

As provas aconteceram entre as 13h e 17h nos diversos prédios do Campus Muzambinho: Pedagógico “H”, Informática, Agronomia, Biologia, Cafeicultura e no Ginásio Poliesportivo.

Neste processo seletivo, foram mais de 1319 inscrições confirmadas para as 267 vagas entre cursos técnicos e superiores. O curso de Medicina Veterinária, segunda turma ofertada pelo Campus, foi o mais procurado do Vestibular: a concorrência foi de 23 candidatos/vaga. Devido ao número semelhante de inscritos e número de vagas, o candidatos ao curso técnico em Contabilidade não precisaram realizar as provas. Confira abaixo a relação de concorrência:

Curso Candidatos/vaga
Medicina Veterinária 23,32
Ciências Biológicas 4,52
Superior em Cafeicultura 3,86
Técnico em Enfermagem 3,48
Técnico em Agropecuária 2,05
Técnico em Administração 2,33
Técnico em Enfermagem (Alterosa) 3,6

Desta vez, os candidatos chegaram bem adiantados aos locais de prova. Nenhum problema foi registrado pelos funcionários que trabalharam na realização das provas. A movimentação na instituição começou já no final da manhã. A Comissão do Vestibular orientou os candidatos a chegarem pelo menos uma hora antes do início das provas.Para ajudar na chegada dos candidatos, o Campus Muzambinho preparou diversas faixas indicativas, inclusive no trevo, mapas e contou com a participação de agentes para orientação no trânsito.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto. Com as diversas pessoas ajudando na orientação do trânsito e as faixas de sinalização, o início das provas ocorreu dentro do que estava previsto no edital: às 13h15.

As provas dos cursos técnicos foram constituídas de uma redação e 30 questões de múltipla escolha. Já para os cursos superiores, foram 50 questões e a redação. Os pesos das disciplinas e da redação estão disponíveis e explicados no edital do Vestibular, conforme a modalidade de cada curso.

Os gabaritos das provas serão publicados no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS (www.ifsuldeminas.edu.br) e do Campus escolhido, em até 24 horas após o término das provas.

O resultado oficial será publicado a partir do dia 05 de julho neste site. A data das matrículas ainda não foi divulgada. As aulas do segundo semestre deste ano estão previstas para começarem no dia 22 de agosto.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: