Qualifica Mais - MG
Qui, 02 de Junho de 2016 11:59

Campus Muzambinho capacitará trabalhadores de Minas Gerais através do Programa Qualifica SUAS.

banner qualificasuas

O IFSULDEMINAS - Campus muzambinho é o único integrante da rede de institutos federais escolhido para ministrar cursos para gestores e trabalhadores, por meio do Programa Qualifica SUAS - Sistema Único de Assistência Social de Minas Gerais.

Os cursos serão ofertados também pelo Centro Universitário Sul de Minas (Unis – MG) e pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Por meio dessas três instituições o programa busca atingir um público de aproximadamente 10 mil pessoas.

Segundo o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, promover cursos como esses é uma excelente forma de ampliar a oferta de capacitações necessárias aos trabalhadores. “Foi um iniciativa ousada, inovadora e diferenciada do Campus Muzambinho. Através do SUAS, conseguiremos atender 800 alunos somente em 2016, com ensino e infraestrutura de qualidade”.

Ainda segundo o diretor, os cursos serão ministrados durante 3 anos, em uma área que abrange mais de 300 municípios. "Disponibilizaremos toda infraestrutura necessária para oferta de cursos de qualidade, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo SUAS, assim como os que já ofertamos nas modalidades presencial e à distância no Campus Muzambinho”.

A escolha dos cursos que serão ministrados foi feita diante das prioridades apontadas nas conferências regionais e na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social. Os temas selecionados corresponderão ao segundo eixo de Educação Continuada do Programa Qualifica SUAS, que visa ofertar cursos na modalidade de capacitação.

A seleção das instituições foi realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e conta com um investimento público de aproximadamente 5 milhões de reais para atender às duas fases do projeto. Segundo informações do site da Sedese, concorreram no pregão do projeto, 10 instituições de ensino superior credenciadas na Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS, com 40 propostas. Destas, apenas três instituições foram escolhidas e atuarão até 2018 no Programa.

Nesse primeiro ano de projeto, o Campus Muzambinho ficará responsável pela oferta de cursos para 800 alunos provenientes das regiões de São João Del Rei, Juiz de Fora e Muriaé. Segundo informações da Sedese, “O municípios mineiros foram agrupados em nove lotes que compreendem 21 polos de capacitação, de acordo com a distribuição geográfica das diretorias regionais da Sedese”.

A Subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque, ressalta que o programa tem como objetivo “valorizar os trabalhadores do SUAS e dar visibilidade e voz também aos direitos dos usuários que atendem”.

O projeto de capacitação se dará em duas etapas. A primeira delas tem início previsto para o mês de junho, após uma oficina de alinhamento conceitual e pedagógico com as três instituições escolhidas, e tratará dos temas de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas e uma Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS.

Já a segunda etapa esta prevista para 2017 e 2018, período no qual os participantes farão cursos de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS, de Atualização em Vigilância em Vigilância Socioassistencial e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGEM: http://www.social.mg.gov.br/