Palestra - NAPNE
Seg, 30 de Maio de 2016 14:31

NAPNE e PROEFA realizam palestras sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas.

Nos dias 23 e 24 de maio, foram ministradas duas palestras para debaterem sobre a seguinte temática: "Recebendo alunos com deficiência visual na escola: tecendo estratégias para inclusão". As apresentações aconteceram no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde e no Auditório do Prédio Pedagógico do Campus Muzambinho, reunindo em torno de 150 pessoas, dentre alunos, professores, diretores de escolas e comunidade em geral.

O evento foi organizado pelas professoras Ieda Kawashita e Giovana Ferroni com a colaboração do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e do Programa de Educação Física Adaptada (PROEFA).

As palestras foram ministradas pela pedagoga Tereza Vilela e pela professora Giovana Ferroni que debateram sobre a deficiência visual, focando as diferenças entre cegueira total e pessoas com visão sub-normal. Em suas apresentações, enfatizaram as diferentes patologias que causam a visão sub-normal, proporcionam diferentes alterações na visão e que, por conta disso, os docentes não devem generalizar como estes alunos enxergam, mas buscar meios para que os mesmos possam ter acesso aos conteúdos das aulas. De forma prática, as palestrantes mostraram também exemplos de materiais pedagógicos que podem ser usados com este público.

"Foi importante a participação dos professores das escolas municipais, estaduais, particulares e a APAE, pois indicam que estão preocupados com a inclusão e buscando a capacitação continuada de seus docentes", acrescentou uma das organizadoras da iniciativa, prof. Ieda Kawashita.

Ao final de cada palestra, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o tema. O evento teve como foco a visão sub-normal e como ela afeta a aprendizagem deste alunos, tendo em vista que o Campus Muzambinho possui discentes com estas condições.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Lucas Constantino e Ieda Kawashita