Visita Técnica
Seg, 30 de Maio de 2016 11:13

Estudantes do curso de Ciências Biológicas visitam Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé.

No dia 17 de maio, cerca de 20 estudantes do curso superior em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Cooxupé. A iniciativa foi acompanhada pelos professores Paulo Oswaldo Garcia e Giuliano Maiocchi que ministram as disciplinas de Ecologia e Educação Ambiental, respectivamente.

Os alunos do 2º e 6º período do curso estiveram no polo Japy, localizado no município mineiro de Guaxupé, e foram recepcionados pelo reponsável do NEA, Reginaldo Gomes Ferreira.

A visita teve o objetivo de promover experiência prática aos discentes, a fim de vivenciarem situações ligadas aos assuntos teóricos, os quais são debatidos em sala de aula. Deste modo, os alunos conheceram as instalações da empresa e tiveram a oportunidade de realizarem um curso teórico e prático ministrado pelo responsável do NEA.

O programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Cooxupé é fruto de uma parceria entre esta empresa e a BASF, e visa a promoção da sensibilização das pessoas quanto às questões ambientais, além de oportunizar o aperfeiçoamento profissional de professores que atuam junto à Educação Básica.

Durante a visita técnica, os alunos do curso de Ciências Biológicas receberam informações sobre as diferentes percepções que os indivíduos podem apresentar frente às questões ambientais e, então, foram orientados sobre práticas que podem ser executadas com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto à importância e conservação dos ambientes naturais. As práticas envolveram as mais distintas atividades, que, em início, promoveram interações entre os indivíduos participantes do curso e, então, evoluíram para momentos de profunda integração homem-natureza.

Ao final do curso, todos os alunos receberam material didático que aborda assuntos e atividades práticas voltadas para a Educação Ambiental, o que permite que os futuros profissionais de Biologia trabalhem o tema junto aos seus alunos. Também, os discentes de Ciências Biológicas foram apresentados ao programa desenvolvido pela Cooxupé que recebe, na própria unidade Japy, alunos do Ensino Fundamental e Médio, permitindo que professores lecionem, de forma mais efetiva, conteúdos associados ao ambiente.

Texto: Paulo Oswaldo Garcia
Revisão: Lucas Constantino