Pesquisa científica
Seg, 30 de Maio de 2016 07:29

Centro Acadêmico Alan Turing e NIPE do Campus Muzambinho promovem palestras sobre participação em pesquisas científicas.

No dia 17 de maio, os estudantes dos cursos superiores do Campus Muzambinho participaram de duas palestras referentes à importância da participação em projetos de pesquisa científica para a formação profissional dos estudantes. Na ocasião, estiveram presentes alunos dos cursos superiores em Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Educação Física e Tecnologia em Cafeicultura.

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação Alan Turing, representado pelo seu presidente, Raphael de Paiva Gonçalves, em parceria com o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE), representado pela prof.ª Ariana Vieira Silva, e apoiado pelos demais centros acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física.

Na ocasião, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, prof. José Luiz de Andrade Rezende Pereira, ministrou a palestra intitulada: “A importância da pesquisa cientifica na formação profissional”, onde apresentou os requisitos para um estudante participar de um projeto de pesquisa. Além disso, reiterou sobre o diferencial proporcionado ao estudante no mercado de trabalho e diversos outros fatores relacionados à importância da participação no processo de desenvolvimento cientifico e tecnológico de nossa sociedade.

Após essa primeira palestra, a coordenadora do NIPE do Campus Muzambinho, prof.ª Ariana Vieira Silva, fez uma apresentação sobre o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) da instituição, relatando as ações do Núcleo ao longo dos anos de 2014 a 2016 para os estudantes, além de apresentar todas as bolsas de pesquisas e oportunidades de pesquisa e extensão oferecidas aos alunos do Campus.

Segundo o organizador do evento e presidente do CA Alan Turing, Raphael, o evento tem como objetivo fomentar a proatividade e participação efetiva dos estudantes, com foco nos ingressantes, visando apresentar­-lhes todas as possibilidades de atividades e oportunidades oferecidas pelos cursos superiores do IFSULDEMINAS, que, no futuro, serão o diferencial do profissional no mercado de trabalho.

Texto: Raphael de Paiva Gonçalves
Revisão: Lucas Constantino