Minicurso de Olericultura
Qua, 25 de Maio de 2016 15:57

Estudantes do curso de Ciências Biológicas participam de minicurso sobre Olericultura convencional no Campus Muzambinho.

Nos dias 23 e 24 de maio, dez estudantes do curso de Ciências Biológicas participaram do minicurso de Olericultura convencional que foi ministrado pelo Técnico Agrícola Jeferson Tadeu da Silva, um dos funcionários responsáveis pelos cuidados do Laboratório de Olericultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Esse trabalho envolveu discentes ligados ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

Os alunos que participaram da iniciativa receberam uma capacitação básica para a realização de um projeto de montagem de horta convencional em uma das escolas onde o PIBID atualmente atua. O minicurso foi todo pratico, com aprendizagem de técnicas de semeadura, preparo de solo, irrigação, transplante de mudas, tratamento culturais (capina, adubação,.etc.), levantamento de pragas e doenças e finalizando com a colheita e pós colheita.

“O minicurso possibilitou ter maior compreensão de técnicas simples, mas muito eficazes no momento do preparo de uma horta. Além disso, tivemos a oportunidade de montar nosso próprio canteiro com alface roxa e rúcula, para cuidarmos durante o processo de desenvolvimentos das plantas, observando as necessidades para uma boa colheita”, relatou Sircio Alison dos Santos, um dos estudantes envolvidos.

O projeto de construção da horta será realizado na E.E. Cesário Coimbra, com parceria de professores envolvidos e da Prefeitura Municipal de Muzambinho.

Texto: Fabiana Lucio de Oliveira
Revisão: Lucas Constantino