Patente SYSWAB
Qua, 25 de Maio de 2016 11:49

Sistema criado por alunos do Campus Muzambinho recebe certificado de Registro de Patentes pelo INPI.

Patente Syswab 3

No dia 26 de abril foi expedido o certificado que garante o Registro de Programa de Computador para o System for Water Balance – SYSWAB, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

O sistema foi desenvolvido pelos alunos do Campus Muzambinho, Nilva Alice Gaspar (já graduada),que desenvolveu o sistema em sua iniciação científica; Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido (atualmente doutorando pela UNESP), que estudou o sistema em seu TCC; e ambos foram orientados pelo professor Tiago Gonçalves Botelho e co-orientados pelo professor Paulo Sérgio de Souza.

A produção do sistema contou ainda com o apoio dos professores Glauco Souza Rolim, da UNESP – Jaboticabal, e Vinícius Alves Silva, do Câmpus Passos, responsáveis pela metodologia dos cálculos que foram utilizados.

O registro da patente garante aos criadores do sistema, todos os direitos sobre o produto por um período de 50 anos, contados a partir de 1º de janeiro, subsequente à data de criação do produto, que se deu em 30 de junho de 2014.

O processo de obtenção da patente foi realizado através do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia- ELITT, coordenado pelo professor João Marcelo Ribeiro, que visa proteger o que é produzido na Instituição no que se refere à patentes, softwares e outros pontos de propriedade intelectual gerada através de pesquisas.

O SYSWAB viabiliza o processamento de dados obtidos por estações meteorológicas e assim, torna possível o estudo das relações de causa e efeito das condições meteorológicas no meio rural, auxiliando na tomada de decisões mais precisas quanto a produção agrícola.

Segundo Lucas Eduardo, o software tem como objetivo o gerenciamento de estações meteorológicas, assim como a realização de análises agrometeorológicas. Entre eles: Evapotranspiração, Balanço Hídrico Climatológico e de Cultivo, Manejo de Irrigação e Estimativa da Produtividade.

Visa, portanto, auxiliar na análise de dados climáticos e, a partir do cruzamento de informações climáticas com índices qualitativos e quantitativos de uma produção agrícola, dar opções ao produtor rural para que planeje seu plantio com mais antecedência.

Nilva, atualmente integra um grupo de estudos formado por membros da Unicamp, Unesp e da Cooxupé. Segundo ela, devido a importância do sistema, a partir do final de 2015, a Cooxupé deu início ao processo de implementação do sistema para seus cooperados utilizando dados obtidos por meio da Estação Meteorológica do Campus Muzambinho.

Ainda segundo Nilva, a Cooxupé possui 14 estações meteorológicas e está usando os dados de Muzambinho juntamente aos dessas estações. "Por isso o Syswab está sendo utilizado para organizar e fazer os cálculos agrometeorológicos das 14 estações da cooxupé e mais algumas estações externas. As estações da Cooxupé estão localizadas nas cidades de Guaxupé, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Cabo Verde, Alfenas, Carmo do Rio Claro, Caconde, São José do Rio Pardo, Monte Carmelo, Rio Paranaíba, Coromandel, Campestre, Serra do Salitre e Campos Gerais".

Mais informações sobre o SYSWAB podem ser obtidas através no link: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/gerais/3691-syswab

Confira também o Boletim Climático publicado pela estação meteorológica do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho no link:http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/met

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Thomás Soares