Campeonato de Karatê
Sex, 13 de Maio de 2016 08:52

Professor de Karatê do Campus Muzambinho conquista medalhas em Campeonato Brasileiro 2016 realizado em Goiás.

DSC 0011

No período de 05 a 08 de maio, foi realizado na cidade de Trindade – GO a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Karate.

Com a participação de mais de 900 atletas de quatorze estados, o campeonato contou com 254 participantes de Minas Gerais, dentre eles o representante do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Altemário Ferreira Barbosa, que possui faixa preta no quarto Dan.

Altemário conquistou o 1º lugar na modalidade Kumite, na categoria Master "D", para atletas de 44/46 anos Rx/Pt - 75Kg - masculino. Também conquistou o 2º lugar na modalidade Kata, da categoria Master "D", de 44/46 anos Rx/Pt – masculino.

Essa foi a mais recente premiação de Altemário que coleciona vitórias como os 21 títulos do Campeonato Mineiro, os dois títulos do Campeonato Brasileiro em 2005 e 2006 e o reconhecimento de Destaque Regional Sulmineiro desde 2011.

Altemário trabalha como Terceiro Sargento do Pelotão da cidade de Muzambinho e como professor de Karatê no projeto “Lutamos pela Paz” em parceria com o Campus Muzambinho.

O projeto foi criado no ano 2006, porém estabeleceu parceria com o instituto há 3 anos e vem colhendo ótimo resultados. Para atender a todos, Altemário conta com o apoio de atletas que foram os primeiros alunos do projeto e hoje o auxiliam nas aulas práticas do esporte.

Os treinos são ministrados no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde – CeCAES para cerca de 170 atletas a partir de 4 anos. Não há limite de idade para participar dos treinos que são realizados as terças e quintas-feiras das 19h às 20h15 para o público infantil, das 20h15 às 22h para jovens e adultos, e aos sábados das 09h às 10h30 para todas faixas etárias.

Para participar, basta que o interessado ou seu responsável preencha a ficha de inscrição e a apresente ao professor. As aulas são gratuitas e o atleta poderá utilizar o equipamento emprestado pelo projeto contendo kimono, luvas, protetores e demais acessórios.

Segundo Altemário, entre os atletas do projeto, há várias aptos a disputarem vagas nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio, no Japão.

Até o presente momento, o esporte Karate-dō não esta entre as modalidades disputadas nas Olimpíadas. Porém em setembro de 2015, o Comitê Organizador Japonês acrescentou o esporte como uma das opções a serem incluídas na competição, juntamente ao beisebol, softbol, surfe, skate e a escalada.

A decisão final passa então a ser do Comitê Olímpico Internacional – COI, que prevê uma decisão em agosto de 2016.

Mais informações sobre as aulas de Karatê podem ser obtidas com o professor no CeCAES às terças e quintas das 19h às 22h ou aos sábados das 09h às 10h30.

A classificação geral do Campeonato Brasileiro de Karatê pode ser conferida abaixou ou no site: http://www.karatedobrasil.com/#!2016/cq3p

Novidades sobre as olimpíadas poderão ser acompanhadas através do site: http://www.olympic.org/

TEXTO E FOTO: Tatiana de Carvalho Duarte

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Campeonato Brasileiro.pdf)Classificação Geral[ ]1043 Kb