Combate ao Aedes
Qua, 20 de Abril de 2016 10:41

Alunos de Ciências Biológicas e do Técnico em Enfermagem iniciam projeto sobre doenças transmitidas pelo Aedes.

No último sábado, 16 de abril, alunos do curso Técnico em Enfermagem e do Superior em Ciências Biológicas realizaram o início dos trabalhos do projeto que vai debater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa leva o mesmo nome da Campanha promovida pelo Ministério da Saúde: "Um mosquito não é mais forte que um país inteiro".

Neste primeiro dia, aconteceu a palestra "Convite ao enfrentamento coletivo das doenças relacionadas ao Aedes" com o enfermeiro Murilo César do Nascimento, professor Doutor do Curso de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Além disso, a iniciativa contou com atividades teóricas e práticas, como a criação de um material para fazer armadilha para captura do mosquito e também demonstração da técnica da prova do laço, utilizada em situações de casos suspeitos de dengue. O projeto terá uma sequência nos próximos sábados letivos, com finalização prevista para o mês de julho juntamente com uma apresentação do trabalho à comunidade da cidade de Muzambinho.

A ideia é montar algumas tendas educativas e informativas em praça pública. No local, os alunos farão oficinas, esclarecendo a população sobre doenças transmitidas pelo Aedes. A intenção do projeto é levar informação para os alunos do curso Técnico em Enfermagem e também para a população muzambinhense.

De acordo com a profª Flávia Helena Pereira, uma das coordenadoras do projeto, está previsto também "transformar a iniciativa em um material teórico, fotográfico e bibliográfico, evoluindo-o para  em um relato de experiência a ser utilizado como referência em outros trabalhos que surgirem a partir deste modelo", explicou.

Esse trabalho será mediado pelos professores do curso Técnico em Enfermagem: Flávia Helena Pereira, Larissa Sales Martins Baquião, Ana Paula Alonso Reis, Alexandra de Souza, Monise Martins da Silva e Fabrício dos Santos Ritá e também vai contar com participação do Coordenador do curso de Ciências Biológicas, prof. Paulo Oswaldo Garcia, e da docente do curso, Fabiana Lúcio de Oliveira.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: