TIC’S NA EDUCAÇÃO
Sex, 15 de Abril de 2016 10:01

Projetos “Computar Brincando” e “Aluno Digital” promovem curso para professores da rede estadual e municipal.

Iniciou-se no dia 09 de abril de 2016, na Unidade Prof. José Januário de Magalhães, a terceira fase do projeto “Computar Brincando” (com fomento do CNPq) em parceria com o projeto “ALUNO DIGITAL”, sob a orientação das professoras Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda, que prevê a realização do curso “TIC’s na Educação”, na modalidade semipresencial, para professores da rede estadual e municipal da região de Muzambinho.

O Curso está sendo ministrado pelo bolsista Erlon Charles Gomes de Aquino Junior, graduando em Ciência da Computação, com o auxílio dos bolsistas Natanael Fabricio Dacioli Batista e Vinícius Edson Silva Santos, ambos alunos do Técnico em Informática Integrado e com o apoio de alunos voluntários do Projeto Aluno Digital.

O curso trabalhará temas relacionados à comunicação e informação que podem ser aplicados no cenário educacional. Dentre estes temas podemos citar: as mídias sociais como o Facebook e o Youtube; o Google Drive que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem; o Prezi para a criação de apresentações de alto impacto; os aplicativos para comunicação via web, como o Hangout e o Skype; ferramentas para edição de vídeo e imagem; o ambiente Moodle que permite a criação de uma “sala virtual” para disponibilização de conteúdos, atividades e fóruns, por exemplo; os conceitos de Computação Desplugada para o ensino de computação sem o uso do computador, o ensino de lógica, por exemplo; e o Scratch que é uma linguagem de programação baseada em blocos, utilizada para a aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais.

Para as atividades a distância, será utilizado o ambiente Moodle. Além disso, acontecerão mais 8 encontros presenciais.

Segundo a professora Sandra Helena Miranda o objetivo do curso é "trabalhar tecnologias, identificando possíveis aplicações das mesmas em sala de aula. Espera-se que os educandos consigam reconhecer aplicações dos conteúdos vistos em suas atividades diárias em sala de aula".

TEXTO E FOTOS: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho com informações de Sandra Helena Miranda
Revisão: Tatiana Duarte

Confira as fotos: