Encontec 2016
Seg, 11 de Abril de 2016 15:45

Confira como foi o Encontec 2016 que reuniu mais de 350 pessoas no dia de campo e na Feira Tecnológica.

Aconteceu no último sábado, 09 de abril, a sexta edição do Encontec do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A iniciativa reuniu a participação de 383 pessoas, dentre produtores rurais, profissionais da área, professores e estudantes. Durante a manhã, foi realizado o tradicional dia de campo com promoção das pesquisas científicas e após o almoço os visitantes puderam visitar a Feira Tecnológica que reuniu projetos e empresas de máquinas, insumos e implementos agrícolas.

O Encontro Tecnológico – ENCONTEC - é um evento para apresentação e divulgação de diversos trabalhos experimentais da área de Ciências Agrárias executados no campus Muzambinho do IFSULDEMINAS. É um Dia de Campo que integra profissionais, estudantes, professores e produtores locais atuantes nessa área, divulgando os projetos e resultados das pesquisas obtidos no Campus Muzambinho visando à extensão agrícola na região.

Nos últimos três anos, com a entrada da Empresa Júnior AGRIFORT na coordenação do evento em conjunto com o Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAgro), o evento foi ampliado e conta também com uma feira de máquinas, implementos e insumos agrícolas, além da apresentação de projetos dos diversos cursos da instituição.

Na edição 2016, no período da manhã, todos os participantes foram recebidos com um café da manhã servido no Refeitório. A abertura foi realizada pelo Diretor Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, pelo Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli e também contou com a participação especial do Deputado Estadual Emidinho Madeira que compareceu a convite do Presidente da Agrifort, o discente Rodrigo Moreira Albano da Silva.

Em seguida, os participantes divididos em grupos foram direcionados pela Coordenadora do Evento, profª. Ariana Vieira Silva, para a dinâmica de campo que foi dividida em seis estações: Qualidade do Café, Rotação de Culturas, Cultivares de Soja, Giro Agro, Fertilizantes Multifértil Organomineral e Pionner Sementes.

Após o almoço servido no Refeitório, foi oferecido aos participantes café do setor de Cafeicultura, queijo, doce de leite da Cooperativa Escola e iogurte com chia.

A feira tecnológica no período da tarde contou com a participação dos cursos Técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Segurança do Trabalho e dos cursos superiores em Educação Física, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Tecnólogo em Cafeicultura, além do apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associados e Agricultores Familiares, e as empresas parceiras LS Tractor Ultranova, Pionner Sementes, Gecal Agronegócios, Giro Agro, Fertilizantes Multifértil Organomineral, Drone Guaxupé, JC Triciclos Agrícolas e Valtra Dimatra.

Ao final, foi realizado o sorteio de brindes oferecidos pela Giro Agro, Agroveterinária e Pet&Shop Castelo, Agrifort Jr, Agroliveira Pio, Agropec e Galopeira aos participantes no encerramento do evento.

Para ENCONTEC 2017, os organizadores pretendem repetir o sucesso obtido nas edições anteriores, ampliando a divulgação do evento e, com isso, o número de participantes.

Texto: prof.ª Ariana Vieira Silva
Fotos: Carol Podestá, prof. Felipe Campos Figueiredo e prof.ª Ariana Vieira Silva

Confira as fotos: