Futsal Feminino
Seg, 11 de Abril de 2016 14:55

Campus Muzambinho realizou o II Torneio Inter Mulher de Futsal do IFSULDEMINAS que reuniu equipes de quatro cidades.

No último sábado, 09 de abril, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou o II Torneio Inter Mulher de Futsal do IFSULDEMINAS. O evento aconteceu nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) e reuniu equipes da cidade sede, Ribeirão Preto (SP), Alterosa (MG) e Machado (MG).

O II Torneio Inter Mulher de Futsal Feminino é uma iniciativa do Projeto de Extensão “Futebol para todas” que é coordenado pela professora Mariana Zuaneti Martins e conta com a colaboração das estudantes e bolsistas deste trabalho: Ana Cláudia Ferreira de Souza e Stefanny Santos. Além do apoio dessas discentes, o torneio contou com a participação de estudantes do curso de Educação Física na arbitragem e suporte das atividades.

O IFSULDEMINAS foi representado por 14 alunas dos cursos de Educação Física e Engenharia Agronômica. Nesta participação, o time do Campus Muzambinho conquistou o vice-campeonato. A equipe campeã (foto abaixo) foi a de Ribeirão Preto que disputou a final com placar de 3 a 2. Na terceira e quarta colocações, ficaram as equipes de Machado e Alterosa respectivamente.

Equipe de Ribeirão Preto - 1º Lugar

SOBRE O TORNEIO INTER MULHER DE FUTSAL

O objetivo do Torneio Inter Mulher de Futsal é dar visibilidade ao futsal feminino de Muzambinho e da região. Neste sentido, a primeira edição da competição aconteceu no dia 08 de março, dia internacional da mulher. Em função do recesso escolar, o torneio foi realizado algumas semanas depois, no começo do mês de abril.

"Nos últimos anos, têm crescido as demandas e oportunidades de igualdade de gênero nos locais de trabalho, ainda que a desigualdade não tenha sido exterminada. Contudo, no que diz respeito ao âmbito do lazer, essas oportunidades ainda encontram barreiras maiores. A dupla jornada de trabalho, ou mesmo, as masculinidades hegemônicas em algumas práticas de lazer tem apresentado barreiras à entrada das mulheres. Estas, quando entram nesses campos, tendem a sofrer discriminação ou são invisibilizadas.", comentou a professora Mariana Zuaneti Martins.

Neste sentido, o projeto realizado pelo curso de Educação Física do Campus Muzambinho tem o intuito de promover como parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher essa oportunidade de visibilidade para as mulheres que praticam essa modalidade esportiva, visando contribuir para as representações positivas e públicas do futsal feminino. Além disso, segundo a docente Mariana, o sul de Minas Gerais possui uma tradição com equipes de futebol de mulheres, por conta disso, é relevante mostrar essa participação das mulheres neste esporte.

"Tornar tal prática visível ainda pode contribuir para que mais e mais mulheres venham a praticar a modalidade. Nosso torneio se articula a um projeto de Extensão desenvolvido no Cecaes de ensino-aprendizagem-treinamento de futsal feminino. Por meio desse II Torneio, buscamos divulgar o projeto, enfatizando que mulheres de todas as idades, profissões, classes e níveis de aprendizagem podem participar, bem como a importância do IFSULDEMINAS como um polo incentivador do futsal feminino na região", concluiu Mariana.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: