Revistas Acadêmicas
Sex, 08 de Abril de 2016 08:23

Professor do Campus Muzambinho publica artigos na revista nacional Cerne e na internacional Biodiversity and Conservation.

Professor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Paulo Oswaldo Garcia, publicou dois artigos científicos nos volumes 25 da revista Biodiversity and Conservation e 21 da revista Cerne da Universidade Federal de Lavras.

Biodiversity and Conservation

Na revista internacional, foi publicado o artigo “Tree diversity of small forest fragments in ecotonal regions: why must these fragments be preserved? (Diversidade de espécies arbóreas em pequenos fragmentos florestais em regiões ecotonais: por que estes fragmentos devem ser preservados?)”, em parceria com os doutores da UFLA Felipe Santana Machado, Marco Aurélio Leite Fontes, Rubens Manoel dos Santos, e com a mestre Camila Lais Farrapo.

Segundo o professor Dr. Paulo Oswaldo Garcia o artigo objetivou diagnosticar a importância de pequenos fragmentos de florestas, imersos em uma matriz dominada por ações antrópicas, quanto à conservação da biodiversidade. As contribuições desta pesquisa foram realçadas devido às áreas de estudo localizarem-se em região de transição ecológica (= ecótone), no sul de Minas Gerais, onde verifica-se ecossistemas do domínio de Cerrado entremeados a ecossistemas de Mata Atlântica. Ambos domínios mencionados constituem “Hotspots”, ou seja, áreas que possuem elevado número de espécies, no entanto, com a riqueza de espécies extremamente ameaçada pela ação humana.

Paulo ainda ressalta que “dentre os importantes resultados revelados nesta pesquisa, destaca-se que o número de espécies arbóreas em pequenos fragmentos florestais, localizados em áreas ecotonais, é similar àquele observado em outras comunidades preservadas. Porém o fato desses fragmentos corresponderem a ecótones impõe particularidades em relação à composição de espécies, o que potencializa o valor dessas florestas quanto à proteção da biodiversidade. Por fim, as frequentes modificações da legislação brasileira expõem os fragmentos florestais às pressões antrópicas, as quais inviabilizam a persistência de muitas espécies ao longo do tempo, causando o empobrecimento das comunidades florestais".

O artigo pode ser lido, na íntegra, na revista Biodiversity and Conservation, edição de março de 2016, volume 25, páginas 525-537. Ou através do link: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10531-016-1063-4

Cerne

O segundo artigo publicado pelo professor Dr. Paulo Oswaldo Garcia encontra-se na revista nacional, Cerne, com o título “Floristic comparison between two tree communities associated with habitat descriptor variables” em parceria com os doutores da UFLA, Jean Daniel Morel, Rubens Manoel dos Santos, Marco Aurélio Leite Fontes e a mestranda Fernanda Maria de Souza.

Segundo o professor Dr. Paulo Oswaldo Garcia o artigo teve como objetivo “a criação de uma matriz contendo variáveis ambientais (por exemplo, condição topográfica, presença de impactos, estrutura aparente da comunidade vegetal, dentre outras) que permitam uma rápida e robusta descrição da paisagem natural e, ainda, possibilite a associação destas variáveis à composição de espécies vegetais ocorrentes na localidade. A fim de possibilitar avaliações quali-quantitativas, as variáveis descritoras da paisagem natural, por meio de estudos em campo, foram pontuadas a partir de um sistema que variou entre 0 a 4. Para elaboração dessa matriz foi ponderada a praticidade de uso pelos diversos profissionais que podem atuar junto à área ambiental, a fim de minimizar as subjetividades quanto à análise dos ecossistemas".

Ainda segundo o professor, “a matriz elaborada nesta pesquisa demonstrou bons resultados quanto à comparação de distintas comunidades vegetais, além de viabilizar a rápida construção de um perfil da paisagem natural, sendo excelente ferramenta para estudos voltados à conservação e preservação da biodiversidade”.

O artigo foi publicado na revista científica Cerne, volume 21, número 04, Out/Dez 2015. E também pode ser conferido através do link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-77602015000400601

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte