Dia D de Combate a Dengue
Qua, 30 de Março de 2016 16:51

Estudantes do Técnico em Enfermagem do Polo de Rede em Alterosa realizam dia de combate ao Aedes Aegypti.

No dia 23 de março, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Polo de Rede em Alterosa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram o "Dia D" de Combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O projeto foi coordenado pela Supervisora de Estágio, prof.ª Silvana Moreira Cândido e contou com o apoio da Secretária de Saúde de Alterosa, Mara Aparecida de Oliveira Monteiro.

A iniciativa surgiu após o aparecimento de alguns casos suspeitos e confirmações de dengue no município. Com isso, os estudantes estagiários do Polo de Rede se reuniram para realizar ações preventivas, como distribuir informativos aos moradores, dar orientações corretas sobre o tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito e recolher lixos em casas e terrenos baldios.

Os estudantes foram divididos em grupos e cada equipe recebeu o auxílio técnico de um Agente da Vigilância Epidemiológica. Um dos focos desse trabalho foi realizar visitação nos locais onde estão sendo observados o maior número de casos suspeitos de dengue. Para isso, visitaram casas e o CECON (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do bairro do Cruzeiro.

Diversos panfletos informativos foram confeccionados pelos discentes com informações e orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Após a entrega desse material, os grupos realizaram limpezas nos quintais das casas, verificaram os objetos com potencial de proliferação do mosquito, como caixas d'água e vasos de plantas. Em algumas ocasiões, chegaram a encontrar focos do mosquito. Para a coordenadora da iniciativa, "essa guerra contra o 'Mosquito da Dengue' só será vencida com a ajuda e conscientização de toda população", concluiu Silvana.

O Dia D de Combate ao Mosquito contou com a participação dos seguintes alunos: Ana Maria da Silva Megda, Elisângela de Jesus Silva , Fernanda Aparecida Borges, Fernanda Aparecida Silva, Fernanda Elias de Souza, Graziela Martins de Paula, Karoline Aparecida Chamlet, Lucília Luíza Albano, Maria Ângela Gomes, Maria Aparecida de Araújo, Maria Inês de Araújo e Vera Lúcia Beijo.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: