Dia da Síndrome de Down
Qua, 23 de Março de 2016 11:29

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realiza exibição de filme no Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março.

Na última segunda-feira, 21 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a exibição do longa metragem "Colegas, O Filme". A iniciativa aconteceu junto ao Dia Internacional da Síndrome de Down e foi promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) em parceria com o Projeto de Educação Física Adaptada (PROEFA).

A exibição do filme reuniu cerca de 120 pessoas, dentre alunos do curso de Educação Física (3º período vespertino e noturno), estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem, discentes residentes do Campus, membros do NAPNE, pessoas da comunidade.

De acordo com a prof. Ieda Kawashita, uma das organizadoras, o objetivo da mostra é lutar contra o preconceito sobre as pessoas com Síndrome de Down por meio da conscientização da comunidade. Além disso, romper barreiras e dar visibilidade sobre as potencialidades e habilidades das pessoas com Síndrome de Down.

Sobre a escolha do filme, a professora Ieda ponderou: "É um filme atual e brasileiro. Retrata o nosso pensamento sobre as pessoas com Síndrome de Down. Mostra as pessoas com Síndrome de Down interpretando seus papeis no filme, mostrando suas habilidades artísticas".

"Colegas, o Filme" é longa metragem lançado em 2013. Uma comédia que trata de forma poética assuntos cotidianos da vida por meio do olhar de três personagens com Síndrome de Down. O filme conquistou vários prêmios em importantes festivais de cinema, como Festival de Gramado, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste.

"Foi muito boa a participação dos alunos do Campus, eles vieram assistir por iniciativa própria. O legal que todos assistiram riram e se emocionaram. O NAPNE considera uma ação positiva para a inclusão que não é feita só com leis, mas sim com a conscientização de todos sobre as pessoas com deficiência", concluiu Ieda.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Robertto Cavalcanti