Recepção - Biologia
Qua, 23 de Março de 2016 07:57

Curso de Ciências Biológicas realiza recepção dos calouros com ações de preservação no Parque Municipal.

Aconteceu ontem, 22 de março, a recepção dos calouros de Ciências Biológicas organizada pelos alunos veteranos do curso. A iniciativa ocorreu no Parque Municipal de Muzambinho e contou com ações de preservação, reflorestamento ambiental e interação entre os discentes.

De acordo com os organizadores, a recepção foi pensada para chamar a atenção sobre a responsabilidade ambiental dos calouros e também da população que tem acesso ao espaço. "A ideia surgiu de uma conversa numa rede social e o nosso objetivo foi trabalhar não somente a interação e a troca de informações, mas também propor alguma ação que correspondesse ao nosso curso", explicou Daniel Phelipe de Souza (3º período), um dos idealizadores do evento.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, do IEF e do Viveiro de Mudas do Campus Muzambinho, cada estudante recebeu uma muda de espécie nativa para plantar nas áreas do parque. Cada exemplar foi "apadrinhado" por uma dupla de calouros para que assumam a responsabilidade de cuidar da planta durante os anos de graduação. Foram plantadas 18 mudas das seguintes espécies (nomes populares): copaiba, uvaia, cinzeira, ipê, jequitibá rosa, mirindiba e chá de bugre.

Antes desse plantio, os veteranos explicaram as características e condições necessárias para um bom crescimento das mudas, como espaçamento, sombreamento e as técnicas corretas para inserção da planta no solo.

Em outra ação desenvolvida, foi pedido aos calouros que levassem materiais para serem colocados como lixeira e também placas indicativas de preservação ambiental. Para isso, eles confeccionaram lixeiras a partir de galões de água mineral e procuraram os lugares mais adequados para disposição dos materiais no Parque.

Ao final do plantio e da colocação indicativa de placas e lixeiras, foi repassado um papel entre todos os participantes para sugestões de ações futuras que poderão ser desenvolvidas pelos próprios alunos para melhoria das condições do Parque Municipal. Em seguida, todos se apresentaram por meio de uma dinâmica.

Em sua apresentação aos calouros, o estudante Miller Sanches (6º período) aproveitou para relatar a importância das experiências acadêmicas que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho oferece em estágios, projetos de extensão, PIBID, pesquisas e intercâmbios. "Nós estamos numa instituição que oferece muitas oportunidades aos estudantes e temos que saber aproveitá-las o máximo possível, pois isso é muito importante para o nosso crescimento profissional", concluiu ele.

A Recepção dos Calouros da Biologia foi organizada pelos estudantes Daniel Phelipe de Souza, Miller Melo Sanches, Maria Eduarda Rezende Cândido e Larissa Ferreira Silva. O evento contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de Muzambinho, do Viveiro de Mudas do Campus Muzambinho (com o apoio do servidor Greimar Alves de Jesus), do IEF e da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas.

Os estudantes estão programando um outro evento para apresentações dos trabalhos e projetos que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho pode oferecer aos novos alunos. A ideia é que essas iniciativas de integração aconteçam todos os anos.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: