Reunião - AQUALAB
Qui, 17 de Março de 2016 14:22

Diretor-Geral se reúne com alunos dos Projetos de Extensão do AQUALAB para tratarem de melhorias na piscina.

Na noite de ontem, 16 de março, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, se reuniu com cerca de 40 participantes dos Projetos de Extensão que são oferecidos no Laboratório de Atividades Aquáticas (AQUALAB). O encontro foi feito a pedido dos próprios extensionistas que reivindicam um sistema de aquecimento da piscina onde ocorrem as atividades físicas.

Reunião Aqualab 9Atualmente, a piscina conta com um sistema de aquecimento solar mas que não atende às necessidades climáticas da região. Com a chegada do frio, a temperatura do sol não é capaz de aquecer a água e os projetos param. Por conta disso, já foi feito um estudo de viabilização de um sistema de aquecimento que possibilite a realização de atividades físicas mesmo nos períodos mais frios.

Na conversa, o Diretor-Geral, prof. Luiz Carlos, afirmou que a aquisição do sistema de aquecimento é uma prioridade do Campus Muzambinho. Entretanto, explicou que a instituição aguarda os recursos financeiros para dar andamento ao processo de compra, uma vez que as cotações e estudos de implantação já foram realizados. Durante sua fala, lembrou ainda que a Direção do Campus Muzambinho está aberta ao diálogo e à contribuição da sociedade para melhorias nas condições de infraestrutura e de ensino.

O projeto elaborado prevê não somente a instalação de um aquecedor, mas também um sistema adequado com novas tubulações - já que os encanamentos atuais são muito antigos e não são tecnologicamente adequados ao equipamento. De acordo com essa iniciativa, haverá também o acréscimo da cobertura da atual piscina. Esta medida será feita para ligar o ambiente aquático de forma direta aos vestiários e evitar possíveis choques de temperatura aos usuários do local.

02 - Hidroginástica - Foto  - Lucas ConstantinoAs melhorias a serem feitas vão favorecer as mais de 400 pessoas que realizam atividades físicas no AQUALAB, como Hidroginástica (foto), Natação, Spinning Aquático, Canoagem, Ginástica Laboral e também os projetos Minas Olímpica e o PELC. No ensino, a piscina é usada pelos estudantes do 6º período do bacharelado e da licenciatura que cursam a disciplina de Metodologia e Práticas de Atividades Aquáticas.

Em todos esses trabalhos, o AQUALAB é laboratório de pesquisa e didática aos estudantes do curso de Educação Física. Com a suspensão das ações no período do frio, essas iniciativas também podem ser prejudicadas. "A partir dessas atividades aquáticas, realizamos pesquisas e estudos científicos que originam conhecimento para publicações de artigos apresentados em Congressos, Simpósios e até mesmo em Trabalhos de Conclusão de Curso", explicou o estudante Marcelo Miranda Nascimento (7º período em Bacharelado) que atua nos projetos realizados na piscina.

Os alunos presentes na reunião ainda aproveitaram para agradecer o espaço público que é utilizado para práticas gratuitas de atividade física e promoção de saúde. Uma das participantes destacou ainda a qualidade didática e profissional que os estudantes do curso de Educação Física acumulam por meio do envolvimento nesses projetos.

A reunião aconteceu no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) e contou com a presença da Coordenadora dos Projetos de Atividades Aquáticas, prof.ª Daniela Gomes Martins Bueno. Para saber mais sobre os projetos que acontecem no AQUALAB, clique aqui.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira algumas fotos da reunião: