Volta às aulas
Qua, 16 de Março de 2016 09:36

Campus realiza recepção dos novos alunos dos cursos presenciais. Ao todo, são 5360 novos estudantes em 2016.

Nos dias 14 e 15 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou os eventos de recepção dos novos alunos dos cursos presenciais que começaram o período letivo nesta semana. Ao todo, em 2016, são 5360 novos estudantes que ingressam em cursos técnicos e superiores na instituição: 4562 na categoria EaD e 798 nos cursos presenciais.

No primeiro dia de aula, na tarde da segunda-feira, o encontro aconteceu com os estudantes do Técnico em Agropecuária Subsequente e dos cursos superiores: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Educação Física (turmas vespertinas). Na noite deste mesmo dia, a iniciativa envolveu os alunos do curso superior em Ciência da Computação e dos técnicos subsequentes em Enfermagem, Informática, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Edificações. Ambas ações ocorreram no Auditório do Prédio Pedagógico do Campus Sede.

Na noite da terça-feira, 15 de março, a recepção foi feita aos estudantes das turmas noturnas do curso superior em Educação Física e dos técnicos subsequentes em Administração e Contabilidade. Nestas ocasiões, as cerimônias aconteceram nos locais onde os cursos são ministrados - no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) e na Unidade Dr. José Januário Magalhães, respectivamente.

Neste primeiro contato, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os Diretores, Coordenadores e professores do Campus Muzambinho. No início do evento, foi realizada a apresentação do vídeo institucional e uma fala de boas-vindas feita pelo Diretor-Geral, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, aos novos alunos. Ele reiterou o compromisso do Campus Muzambinho em oferecer a melhor infraestrutura física e pessoal para o aprendizado e pediu o comprometimento e envolvimento dos alunos na construção de uma trajetória de sucesso na instituição e na sociedade.

Para os calouros entenderem a filosofia trabalhada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof. Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, contou um pouco da História da instituição - desde sua fundação em 1953 até os dias de hoje. Em sua fala, explicou também as oportunidades que Campus oferece e qual a importância dos trabalhos acadêmicos na vida profissional dos estudantes. Aos calouros da Engenharia Agronômica, por exemplo, destacou que todos os ex-alunos formados pelo curso no Campus Muzambinho estão muito bem colocados no mercado de trabalho.

Em seguida, o Coordenador Geral de Atendimento ao Educando, prof. Evane da Silva, apresentou todo o trabalho que o Campus Muzambinho oferece aos alunos: alojamentos, lavanderia, refeitório, coral, teatro, aulas de música, práticas de esportes, serviço médico e de enfermagem e outras oportunidades extra-curriculares. Além dos coordenadores de cada curso, a recepção contou ainda com a participação da Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Larissa Sales Martins Bachião, que falou sobre prazos, normas acadêmicas, plataforma WebGiz e calendário escolar.

Além dessas iniciativas, o Centro Acadêmico da Engenharia Agronômica preparou uma programação especial para receber os calouros do curso: confira aqui mais detalhes. Os alunos da modalidade a distância estão recebendo aulas inaugurais desde o dia 25 de fevereiro, confira aqui a cobertura.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Lucas Constantino e Robertto Cavalcanti