Depósito de patente
Ter, 15 de Março de 2016 16:05

Ex-aluno do curso de Tecnologia em Cafeicultura realiza pedido de patente sobre um secador de café tipo trincheira.

No dia 07 de março deste ano, o ex-aluno do curso superior em Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Silvio de Oliveira, entrou com um pedido de depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

A iniciativa se refere a um secador de café do tipo trincheira que foi desenvolvido pelo discente em parceria com o professor do Campus Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

No documento anexado ao processo, no campo de utilização do relatório descritivo, esse equipamento tem formato de trincheira que aquece os grãos por uma espécie de canaleta perfurada que passa ao fundo da trincheira. Com isso, é permitida a passagem do ar quente entre os grãos. Enquanto isso, na parte superior, um revolvedor passa por todo o comprimento do equipamento misturando os grãos de baixo para cima por várias roscas.

O protótipo foi desenvolvido na fazenda do próprio aluno e tem potencial para secar frutos boia, cerejas e verdes. O seu volume de trabalho pode chegar até os 15 mil litros de café colhido.

Com o pedido protocolado, espera-se que dentro de 18 meses o equipamento já esteja publicado no órgão do INPI. Após análise do órgão regulamentador, algumas correções e adequações ainda podem ser feitas para que o modelo seja disponibilizado internacionalmente.

Texto: Gustavo Rabelo Botrel Miranda
Revisão: Lucas Constantino

Confira algumas fotos do secador desenvolvido: