Visita ao Campus
Seg, 14 de Março de 2016 16:16

Campus Muzambinho recebe a visita de alunos e profissionais do CAPS de Nova Resende (MG).

Na última quinta-feira, 10 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita de 20 estudantes e cinco profissionais do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do município de Nova Resende.

O grupo foi guiado pela servidora Cleciana Rangel que acompanhou os visitantes durante todo o dia. Na ocasião, foram apresentados ao Laboratório de Educação e Produção de Jardinagem e Paisagismo pelo funcionário Carlos Henrique da Silva que demonstrou os tipos de plantas que são cultivadas no setor como as bromélias, suculentas e plantas ornamentais.

No Laboratório de Educação e Produção de Olericultura, o técnico responsável Jeferson Tadeu da Silva explicou sobre os 28 tipos de cultivares diferentes produzidas na instituição e também demonstrou os ambientes protegidos e a hidroponia de circuito fechado.

Em seguida, os visitantes foram conduzidos ao Laboratório de Educação e Produção de Caprino-ovinocultura e Cunicultura. Neste ambiente, o responsável técnico pelos setores Michael César dos Santos falou um pouco sobre os animais dos setores e destacou que a produção do leite de cabras e o seu consumo feito por pessoas com intolerância a lactose. Além disso, reforçou o uso da criação de ovelhas e coelhos para o consumo das carnes e venda.

Já no setor de cunicultura os alunos residentes pedagógicos, Carlos Henrique Castro e Gabriel Felipe Batista, explicaram sobre a limpeza dos ambientes dos coelhos - importante na prevenção e higienização do animal.

Na visitação, foram também apresentados os cães de trabalho que o Campus Muzambinho possui. Nesta parte da visita, o treinador e tratador dos cães, Fábio Bezerra Coimbra, destacou que as raças trabalhadas para guarda na instituição são: pastor alemão cinza e Pastor-belga Malinois. Nesta iniciativa, os animais fazem parte de um projeto criado pelo professor Rômulo Eduardo Bernardes da Silva em parceria também com a Polícia Militar com ações de combate às drogas.

No Laboratório de Educação e Produção de Agroindústria, os visitantes foram recebidos pelo funcionário Maurílio Vieira, que apresentou os setores de leite, vegetais e carne. Os visitantes puderam conhecer o que é produzido pelo Campus: queijo Minas padrão, provolone, muçarela, conservas, embutidos e preparação e armazenamento das carnes. Nesta parte da visitação, foi explicado todo processo do iogurte e da previsão que se é feita do que se vende no posto de vendas.

Finalizando o processo de produção do Campus, a última parada do grupo foi no Posto de Vendas onde todos puderam visualizar como os produtos são vendidos. Nesta última etapa, os visitantes foram atendidos pelos funcionários Vanderlei Roberto Conceição, Erlon Charles e Leandro Marques. Após todo esse trabalho, o grupo almoçou no Refeitório do Campus Muzambinho.

Texto e fotos: Cleciana Rangel.

Confira as fotos: