Estagiários no Campus
Qui, 03 de Março de 2016 08:15

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho abre suas portas para estagiários de várias universidades.

Por meio da Seção de Integração Escola-Comunidade (SIE-C), o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu diversos estudantes de outras universidades para atuarem como estagiários na instituição nos períodos de dezembro de 2015 a fevereiro passado. Neste período, o Campus sediou estágios nas áreas de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Nutrição, Geografia e História.

Os estagiários das áreas de Geografia (UNIFAL) e História (UNIMES) tiveram a oportunidade de ministrar aulas juntamente aos supervisores de estágio no Campus Muzambinho. Realizada em sala de aula, esse trabalho compreende atividades de observação e percepção, momento no qual o estagiário pode vivenciar a prática pedagógica docente. Além disso, pode desenvolver as atividades de participação e regência quando trabalha diretamente com o professor desenvolvendo atividades e/ou ministrando aulas com base no planejamento previamente elaborado.

Essas ações têm como objetivo contextualizar as áreas e os eixos de formação curricular, associando, assim, a teoria à prática. Desta forma, os estudantes são iniciados nas práticas profissionais com orientação de supervisores e também com auxílio teórico dos métodos de ensino-aprendizagem que podem responder às demandas que surgem durante a aplicação das iniciativas.

O Instituto também recebeu alguns discentes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Jaguariúna, PUC MINAS, Campus Poços de Caldas, UNIFEOB e UNIFENAS. Eles passaram pelos Laboratórios de Educação e Produção em Avicultura, Bovinocultura de Corte e Leite, Caprino-Ovinocultura, Cunicultura e Suinocultura. Durante todo o tempo, os estagiários foram acompanhados diariamente por profissionais dos setores do Campus Muzambinho e também pelo coordenador adjunto do curso de Medicina Veterinária, prof. Edivaldo Aparecido Nunes Martins (abaixo à esquerda).

DSC 0466

Sob a supervisão do Zootecnista e Coordenador Geral de Produção e Pesquisa, prof. Lucas Alberto Teixeira de Rezende, estagiaram também duas estudantes do curso superior em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, nas áreas de Agricultura, Agroindústria, Zootecnia e Laboratórios de Bromatologia, Cafeicultura, Solos e Tecidos Vegetais.

DSC 0007

Já a aluna do curso superior de Nutrição da UNIFENAS foi supervisionada pela nutricionista Tathiana Damito Baldini Pallos do Setor de Alimentação e Nutrição do Campus Muzambinho. A partir de um plano de atividades previamente montado sobre a elaboração de um receituário padrão, a estagiária desenvolveu atividades rotineiras ao cargo e que são embasadas nas diretrizes do Conselho. Além disso, produziu material sobre a composição do receituário padrão do Campus Muzambinho que será o embasamento para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

É de extrema importância para o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho o contato com acadêmicos de outras instituições por meio de parcerias em prol de um ensino cada vez mais qualificado aos futuros profissionais brasileiros.

Para mais informações sobre estágios ou convênios entre em contato com a Seção de Integração Escola-Comunidade pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou 35 3571-5078.

Texto: Cleciana Rangel, Adriana Monteiro e Débora Martins

Fotos: Adriana Monteiro