Aplicação de Defensivos
Sex, 26 de Fevereiro de 2016 13:38

Funcionários e estudantes do Campus Muzambinho participam de curso sobre aplicação de defensivos tratorizados.

Entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro, funcionários e estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho receberam um treinamento sobre o uso de defensivos agrícolas tratorizados. Os participantes tiveram a oportunidade teórica e prática sobre a aplicação dos produtos nas próprias dependências do Setor de Mecanização Agrícola.

A capacitação foi feita a partir de uma parceria do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Minas Gerais e o Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho. De acordo com o Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola, Carlos Eduardo Machado, esse treinamento teve foco principal no uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). Desta forma, destacou a importância da segurança e dos cuidados necessários no uso e na regulagem de defensivos usados no campo.

O curso foi ministrado pelo instrutor André Pimenta juntamente com a colaboração do Mobilizador do Senar, Renato Rezende. "O objetivo do curso de aplicação de defensivos é treinar os agricultores e trabalhadores rurais para que aprendam a utilizar corretamente os agrotóxicos aliando a preservação do meio ambiente e proteção à saúde, tanto do aplicador quanto do consumidor final", explicou Renato.

Durante as aulas, os participantes do curso aprenderam sobre preservação ambiental, utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), noções de primeiros socorros, regulagem e manutenção dos equipamentos, aplicação correta de agrotóxicos, conceitos de toxicidade e noções das leis que regulamentam o uso desses produtos.

O treinamento foi direcionado aos estudantes e funcionários que atuam nos setores de Cafeicultura do Campus Muzambinho, mas também recebeu a participação de alguns produtores rurais de fazendas vizinhas. Esse treinamento já aconteceu anteriormente com outros participantes no final do ano passado.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: