Combate a incêndios
Sex, 26 de Fevereiro de 2016 11:28

Orientações sobre combate a incêndios foram dadas no dia 25/02 à funcionários do Campus Muzambinho.

Foi realizada, no dia 25 de fevereiro, uma orientação básica sobre utilização de extintores em princípios incêndios com funcionários do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

O treinamento foi idealizado pelo funcionário Roberto Cássio da Silva, ministrado pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, e teve como objetivo capacitar os funcionários sobre como devem proceder em casos de fogo ou princípios de incêndio.

O curso ainda teve o apoio técnico do aluno do curso de segurança do trabalho, recém graduado, Rafael José Godoi, e da empresa Real Extintores através do proprietário da empresa, Sr. Hélio.

Na ocasião, o professor Geraldo aproveitou para explicar como funcionam e para que servem os diferentes tipos de extintores, alertando aos funcionários sobre os riscos de utilização incorreta. " A atividade de orientação realizada foi importante para que servidores tenham conhecimentos básicos de controle de princípios de incêndios, através da utilização de extintores corretos para cada classe de incêndio especifica. O acesso rápido e a utilização adequada de extintores podem controlar princípios de incêndio que posteriormente poderiam se tornar grandes incêndios com potencial de causar danos materiais e até mesmo perdas de vidas", ressaltou o professor.

Segundo Geraldo, há vários tipos de extintores, mas para o curso foram escolhidos três tipos:

• Extintor de água - recomendável para materiais sólidos que queimam em superfície e profundidade classe A. Importante - A água funciona como condutor de energia, portanto não deve ser utilizado em princípios de incêndio com materiais energizados.
  • Extintor de CO2 - Indicado para conter princípios de incêndios em líquidos inflamáveis e principio de incêndio com materiais energizados.
  • Extintor de Pó Químico Seco - Também indicado para situações de princípios de incêndios em líquidos inflamáveis e fogo de origem elétrica. O professor ainda ressaltou que esse extintor tem a desvantagem de deixar resíduos, portanto em algumas situações deve-se dar preferência ao extintor de CO2.

Após explicar todos detalhes e sanar algumas dúvidas dos funcionários, ainda foram simuladas algumas situações de risco como fogo em líquidos inflamáveis e em botijões de gás domiciliares. Ao final do treinamento todos puderam manipular os diferentes tipos de extintores e aprender a como romper os lacres segurança e utilizar os equipamentos com eficácia.

Confira as fotos:

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte