Manutenção em Tratores
Sex, 26 de Fevereiro de 2016 10:43

Setor de Mecanização promove curso de Manutenção de Tratores Agrícolas com alunos e funcionários do Campus.

Entre os dias 15 a 19 de fevereiro, o Setor de Mecanização do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu um curso de Manutenção em Tratores Agrícolas com funcionários, alunos e produtores rurais da região. A capacitação faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo desenvolvidas a partir de uma parceria do Campus Muzambinho com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Minas Gerais e o Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho.

Com duração de 40 horas e onze participantes, o curso abordou os temas: classificação dos lubrificantes, normas de segurança do trabalho e meio ambiente, manutenção dos sistemas de arrefecimento, lubrificação do motor e transmissão, freios, embreagem, rodados e alimentação de ar e combustível.

"O objetivo é capacitar os nossos estudantes e funcionários para manutenção períodica e preventiva nos tratores", explicou o Coordenador do Setor de Mecanização, Carlos Eduardo Machado. O treinamento foi ministrado pelo Instrutor Rafael de Lima Bueno e contou com a organização e colaboração do Mobilizador Renato Rezende.

De acordo com o instrutor Rafael, a iniciativa busca atender a crescente necessidade de uma mão de obra profissional que cada vez mais precisa de conhecimento sobre as tecnologias do campo. "O objetivo do curso é mostrar aos participantes a importância da manutenção dos tratores agrícolas e como elas devem ser efetuadas, visando sempre o maior rendimento operacional, aumentando a vida útil das máquinas e deixando as operações agrícolas mais rápidas e eficientes", acrescentou.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: