Login



Pronatec SP
Sex, 26 de Fevereiro de 2016 08:35

Confira as fotos das visitas realizadas nas unidades remotas do Pronatec no Estado de São Paulo.

A equipe do PRONATEC realizou, entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro, visitas às unidades remotas do estado de São Paulo. Estas unidades promovem os cursos que são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O coordenador adjunto, Dorival Alves Neto, e a supervisora pedagógica, Ana Mara Alves, passaram pelas cidades de Mauá, Pongaí, Barretos, Sabino, Mirante do Paranapanema, Arealva e pelo bairro Cidade Tiradentes, localizado na Capital Paulista. Além de Apiaí, Santo André e Sete Barras, que receberam a visita logo no início de janeiro.

Em cada município uma realidade diferente, em cada escola uma estrutura aconchegante, em cada profissional a vontade de transformar vidas, em cada aluno o desejo de se capacitar para o mercado de trabalho. Isto foi um pouco do que os profissionais do Campus Muzambinho enxergaram e trouxeram de cada unidade visitada.

Por meio da apresentação do vídeo institucional os profissionais e alunos de cada polo puderam ter uma ideia da dimensão da estrutura administrativa e pedagógica que compõem esta instituição. Foram realizadas reuniões administrativas e pedagógicas com os profissionais para direcionamento de ações, e com alunos uma conversa para demonstrar a importância do projeto que fazem parte.

A supervisora pedagógica Ana Mara falou em motivação, em superação, em companheirismo, em humildade, em futuro, em garra. Fez apresentações distintas, de forma a atingir os mais variados públicos de diferentes idades.

Aos prefeitos e colaboradores que abriram as portas de seus municípios para o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, nossos agradecimentos esperando que estas sementes que foram plantadas possam trazer ainda muitos frutos.

Cidade Tiradentes

Em Cidade Tiradentes, na Capital Paulista, as reuniões ocorreram nos dias 19 e 20 de janeiro. Segundo o site da Prefeitura de São Paulo, este bairro possui atualmente cerca de 220 mil habitantes. E com 16 mil hab/km2, aproximadamente, abriga o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina.

Em Cidade Tiradentes os cursos estão sendo desenvolvidos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), que foram idealizados no modelo escolar do educador baiano Anísio Teixeira, com as chamadas escolas-parque. Abrigam alunos de educação infantil e ensino fundamental e são compostos de pavilhão escolar, bloco de atividades culturais, quadras esportivas, parque aquático com três piscinas e creche.

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em cinco unidades diferentes, onde estão sendo desenvolvidos os seguintes cursos: Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Assistente de Crédito e Cobrança, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Conservação de Acervos, Cerimonialista, Cuidador de Idoso, Mensageiro, Mensageiro em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Recepcionista, Vigilante e Porteiro e Vigia.

Confira as fotos:

Mauá

No dia 20, a cidade de Mauá recebeu nossa equipe. Uma cidade localizada no ABC Paulista, com mais de 425 mil habitantes (censo 2010) que abriga um dos maiores parques industriais do país, o Polo Petroquímico do Capuava. Apesar de ser a 11ª maior cidade do estado, é a 10ª mais pobre em orçamento percapita, levando o município a investir em parcerias de forma a capacitar seus munícipes para o mercado de trabalho. Em Mauá, os cursos do PRONATEC ocorrem no período diurno, formando profissionais em áreas como: Assistente de Controle de Qualidade, Assistente de Faturamento, Assistente Financeiro, Auxiliar de Recepcionista, Auxiliar de Recursos Humanos e Promotor de Vendas.

Confira as fotos:

Pongaí

Nossa equipe esteve, no dia 27 de janeiro, na cidade de Pongaí.Um pequeno município localizado no interior do estado, as margens do Rio Tietê. Formou-se inicialmente as margens de um pequeno córrego d'água com o nome de Saltinho, sendo tranformado em distrito de Pongai em 1927.

Segundo o censo 2010, possui cerca de 3.500 habitantes e tem sua economia baseada na agropecuária, sendo a principal atividade a pecuária de corte, com produção também de café, citrus (laranja, limão), eucalipto, cana-de-açúcar, leite e grãos. O curso de Cuidador de Idoso ofertado pelo Campus Muzambinho irá capacitar para o mercado de trabalho as alunas deste pequeno, mais acolhedor, município.

Confira as fotos:

Barretos

No dia 28 de janeiro, a cidade visitada foi Barretos. Sua população está com aproximadamente 120 mil habitantes segundo o Censo de 2010, localizada no interior de São Paulo, próximo a Ribeirão Preto. Cidade que ficou famosa por sediar a maior festa de Peão Boiadeiro do país.

Agricultura, comércio e prestação de serviços são suas atividades econômicas principais. Neste município oferecemos o curso de Contador de Histórias, que visa capacitar seus alunos para atuarem principalmente no Hospital do Câncer de Barretos, o qual tivemos a oportunidade de conhecer. Um hospital público, com estrutura e serviços de primeiro mundo, gerido por uma fundação sem fins lucrativos, mantido, em sua grande maioria, por doações de pessoas de qualquer lugar do Brasil e por artistas que participam da festa do peão.

Confira as fotos:

Sabino

Em Sabino nossa equipe esteve no dia 02 de fevereiro. Uma pequena cidade, com pouco mais de 5.200 habitantes, que tem na agricultura e pecuária suas principais fontes de renda, com destaque ao cultivo de tomate, pimentão, pepino e cana-de-açúcar. Situada às margens do Rio Tietê, também tem potencial turístico. Em Sabino temos uma jovem turma de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, de alunos que viram no Pronatec uma oportunidade de capacitação.

Confira as fotos:

Mirante do Paranapanema

Mirante do Paranapanema foi a penúltima cidade a receber nossa visita no dia 03 de fevereiro. Este município, localizado no pontal do Paranapanema, com cerca de 17 mil habitantes, segundo Censo 2010, tem no comércio e na agricultura suas atividades principais. Mirante é conhecida como a capital do Pontal e da reforma agrária pela grande concentração de acentamentos rurais. Neste município oferecemos o Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista a fim de promover a capacitação dos alunos, de forma a contribuir com o desenvolvimento regional.

Confira as fotos:

Arealva

Em Arealva, no dia 04 de fevereiro, foi encerrado o ciclo de reuniões. Localizada às margens do rio Tietê, com população aproximada de 8 mil habitantes (censo 2010), Arealva se destaca pelo povo receptivo e hospitaleiro. As atividades principais estão relacionadas à agricultura com plantio de milho, arroz, mamona, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros; e à pecuária, que ocupa cerca de 70% de toda área rural. Em Arelva o Curso de Cuidador de Idoso pretende ampliar os conhecimentos de uma turma de alunos muito animada, que já atua na área.

Confira as fotos:

TEXTO:Dorival Alves Neto