Projeto de Computação
Ter, 16 de Fevereiro de 2016 09:30

Projeto de Extensão do Campus Muzambinho desenvolve soluções para correção de vulnerabilidades computacionais.

vulnerabilidade computacional 1

Diante dos recentes casos de invasão digital por hackers à sistemas de gestão municipais, foi realizado pelo discente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Welington Silva Martins, um levantamento e posterior mapeamento com sugestão de soluções para correção de vulnerabilidades computacionais.

Realizado como projeto de extensão do Laboratório de Redes, Educação e Sistemas Distribuídos – LARES e cadastrado no Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão, o projeto teve orientação e coordenação do Prof. Augusto Márcio da Silva Júnior.

A pesquisa foi parte do trabalho de conclusão de curso do aluno de Ciências da Computação e seu resultado foi entregue no dia 15 de fevereiro ao Prefeito do município de Cabo Verde – MG, Sr. Edson José Ferreira para que possa contribuir com a gestão da cidade.

Segundo o professor Augusto, “no projeto foram utilizadas somente ferramentas abertas e gratuitas e não houve nenhum tipo de custo para o município”. Ele ainda ressalta que o relatório gerado no projeto é de grande relevância pois poderá auxiliar na tomada de decisões e na prevenção contra invasões por hackers. “Contribuindo também em casos como os que ocorreram recentemente e foram noticiados em vários órgãos de imprensa, onde houve comprometimento de sistemas computacionais e significante perda de dados”.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte