IV Semana de Edificações
Qua, 27 de Janeiro de 2016 15:22

O Campus Muzambinho realizou entre os dias 18 a 23 de janeiro a IV Semana de Edificações

Entre o dia 18 a 23 de janeiro, aconteceu a IV Semana de Edificações do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento reuniu palestras, oficinas e apresentações de trabalhos com os estudantes do curso técnico em Edficações. Ao todo, cerca de 70 participantes participaram da Semana dentre alunos, ex-alunos e outros profissionais interessados.

A iniciativa foi realizada em três espaços: as palestras na Quadra Poliesportiva 2 e as oficinas no Prédio da Informática e apresentações de trabalhos no Prédio Pedagógico do PROEJA.

O evento contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos por parte dos alunos do campus Muzambinho. Os trabalhos englobaram a apresentação de maquetes de pontes e estruturas metálicas, representadas por palitos, demonstrando o carregamento das cargas e seu funcionamento. As maquetes foram apresentadas pelos alunos do primeiro ano.

Os alunos do segundo ano, pré-formandos, apresentaram trabalhos sobre a leitura e história das cidades, tanto de Muzambinho quanto das cidades vizinhas. Além disso, houve apresentação de projetos arquitetônicos desenvolvidos durante o último semestre, demonstrando assim a evolução obtida pelos alunos.

Além dos trabalhos apresentados, ocorreram palestras voltadas para a formação dos alunos, englobando a área de Projetos e Execução, ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Eliton Israel Pereira, Práticas na execução de artefatos de concreto, com o Engenheiro Civil Pedro Augusto de Mello e Mesa redonda sobre mercado de trabalho, com o Arquiteto e Urbanista Guilherme Henrique Viana Nóbrega e os Egressos, Técnicos em Edificações Ronei Magalhães e Leandro Rocha.

Para os alunos do curso, foram ministradas oficinas voltadas para a melhoria dos conhecimentos, envolvendo: AutoCAD - Programação 2D, Sketch-UP - Programação 3D e Representação de telhados.

Essa edição contou com a colaboração dos professores Túllio Alexandre Mustafé da Cruz, Coordenador do curso técnico em Edificações, Ana Cláudia Souza de Almeida Dias, Sheila Cristina Gatti Sobreiro, Eugênio José Gonçalves e Valdirene Pereira Costa.

Texto: Túlio Alexandre Mustafé da Cruz
Revisão: Lucas Constantino
Fotos: Talita Carvalho, Tatiana Duarte (ASCOM) e Túlio Alexandre Mustafé da Cruz

Confira as fotos: