Intervenção - PIBID
Qua, 27 de Janeiro de 2016 09:53

Estudantes de Educação Física realizam I Festival de Educação do PIBID com alunos do 2º ano do ensino médio.

Na última quarta-feira, 20 de janeiro, aconteceu o I Festival de Educação Física do PIBID - IFSULDEMINAS. O evento aconteceu durante a manhã e a tarde e foi realizado pelos estudantes do curso de Educação Física que integram o Programa Insticional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

A iniciativa envolveu os alunos do 2º ano do Ensino Médio da instituição em diferentes modalidades esportivas. Em conjunto com as disciplinas de Docência de Educação Física no Ensino Médio, ministradas no 6º período da Licenciatura do curso, as oficinas foram organizadas pelo Subprojeto de Educação Física do PIBID.

O evento foi organizado pelos Coordenadores de Área do Subprojeto – Educação Física – Campus Muzambinho, Mateus Camargo Pereira e Mariana Zuaneti Martins. "A iniciativa de realizar o evento foi mostrar um pouco do amplo universo de práticas corporais que constituem a Educação Física", explicou Mateus.

Foram montadas nove oficinas de práticas esportivas em estações distribuídas entre o campo de futebol, quadras e outros ambientes. Em cada estação foram abordados temáticas diferenciadas, como acrobacias, rugby, danças circulares, jogos populares da África, atletismo, slackline e práticas corporais introspectivas.

O objetivo do evento foi motivar a sensibilidade dos estudantes de Educação Física com a diversidade das práticas esportivas que podem ser utilizadas na atividade docente. "Além disso, a proposta apresentou algumas modalidades esportivas não convencionais e mostrar aos alunos e alunas que a Educação Física escolar vai muito além dos esportes que normalmente são praticados como o futsal, handebol, basquetebol e voleibol", concluiu Mateus.

Ao final do evento, os estudantes que participaram das oficinas receberam um questionário de avaliação. Segundo eles, o I Festival de Educação do PIBID foi avaliado como "muito bom".

Texto: Lucas Constantino
Fotos ASCOM: Thomás Soares, Lucas Constantino, Fernando Dias (ASCOM) e Mariana Zuaneti Martins.

Confira as fotos: