2ª Mostra de Softwares
Qua, 20 de Janeiro de 2016 09:03

2ª Mostra de Softwares promove apresentação de trabalhos e palestras aos alunos de informática e Ciência da Computação.

Aconteceu ontem, 19 de janeiro, a 2ª Mostra de Softwares do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que reuniu cerca de 12 trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e iniciativas relacionadas a projetos de extensão, interdisciplinares e de conclusão de curso. O objetivo do evento é divulgar os softwares desenvolvidos pelos discentes do Campus Muzambinho e incentivá-los na realização de projetos ligados à tecnologia.

A iniciativa envolveu a participação de aproximadamente 22 alunos e a exposição contou com a presença de 75 pessoas, dentre professores e alunos dos cursos do Campus Muzambinho e de outras instituições. A mostra foi organizada pelas professoras Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda.

"A 2ª Mostra de Softwares apresentou os softwares desenvolvidos no ano de 2015 pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Técnico em Informática. Com isso, a intenção é despertar o interesse nos alunos e nos participantes externos pela área, ao evidenciar a importância e as oportunidades da área de desenvolvimento de software", explicou a professora Aline.

Realizado na Quadra Poliesportiva 2, o evento reuniu também alguns alunos e professores da Escola Estadual Cesário Coimbra que integram o projeto de computação desplugada "Computar Brincando". Esse trabalho visa apresentar e viabilizar o contato de estudantes e professores do ensino fundamental com a linguagem de programação.

Além da exposição dos trabalhos feita pelos criadores e desenvolvedores das aplicações, a 2ª Mostra de Softwares contou também com a apresentação de uma palestra sobre "Métodos e Técnicas de Desenvolvimento de Startups" com os profissionais de Tecnologia da Informação: Leonardo Ferreira Monteiro da Silva e Lucas Romeiro Pellozo.

Da mesma forma como foi feita na primeira edição da Mostra, uma banca examinadora avaliou os trabalhos que foram apresentados no evento. Os três mais bem avaliados foram:

1. NETCUBER – Sistema Tutor para Cubo Mágico (Tiago Silva)
  2. SGA - Sistema de Gerenciamento para Academias (Danilo de Sousa Moreira, Carlos Eduardo Batista)
  3. Sistema Web para Balanceamento de Dieta de Bovinos Leiteiros Utilizando Programação Linear (Fiama Filomena Sitton do Amaral)

Os slides da palestra estão disponíveis aqui.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: