Restauração de Ecossistemas
Qua, 13 de Janeiro de 2016 07:04

Docente do Campus Muzambinho participa de autoria em livro sobre a recuperação de áreas degradadas.

Livro Matas Ciliares - CapaO professor Paulo Oswaldo Garcia participou recentemente da autoria de capítulos no livro "Fundamentos e Métodos de Restauração de Ecossistemas Florestais – 25 anos de experiências em matas ciliares". Os editores da iniciativa, Antônio Cláudio Davide e Soraya Alvarenga Botelho, são docentes da Universidade Federal de Lavras.

O lançamento oficial, pela Editora UFLA, aconteceu em Lavras no dia 15 de dezembro e os exemplares podem ser adquiridos por meio do acesso ao site (clique aqui). O livro contou com a participação de vários profissionais, estudantes e professores de instituições nacionais ligadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na ocasião, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi representado pelo docente Paulo Oswaldo Garcia que contribuiu em capítulos sobre avanços em atividades práticas destinadas à reabilitação e restauração da qualidade ambiental, a fim de incrementar a qualidade de vida das populações humanas.

"Dentre as inúmeras contribuições técnicas e científicas promovidas pela obra, destaca-se a sua relevância quanto à harmonização entre o desenvolvimento das atividades humanas e a conservação dos recursos naturais", explicou o professor Paulo.

No livro, que possui 15 capítulos, o professor do Campus Muzambinho participou da autoria dos capítulos 1 e 7. O primeiro capítulo apresenta informações que possibilitam a compreensão das alterações sofridas pelas Florestas Atlânticas ao longo de vários anos. Esses dados, no capítulo 7, permitem o entendimento da ecologia do banco de sementes vegetais para práticas de recuperação ambiental.

A publicação reúne experiências adquiridas ao longo do tempo a partir de projetos executados na área de recuperação de ecossistemas degradados. Por meio de uma equipe multidisciplinar, a iniciativa teve a colaboração de mais de 50 profissionais vinculados a distintas instituições de ensino do Brasil.

Texto: Lucas Constantino