Dia de Campo- ASSPROCAFÉ
Ter, 08 de Dezembro de 2015 06:53

Dia de Campo sobre Boas Práticas na Produção de Café e Saúde do Agricultor Familiar é realizado em Cabo Verde.

Dia de Campo - SOMA e ASSPROCAFÉ 52No último sábado, 05 de novembro, foi realizado mais uma manhã técnica promovida pela equipe do Projeto SOMA do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento acontece em parceria com a ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CAFÉS ESPECIAIS DE CABO VERDE - MG (ASSPROCAFÉ)

A iniciativa contou com a participação dos cafeicultores integrantes da ASSPROCAFÉ que são assistidos pelo Projeto. Estiveram presentes também o Prefeito de Cabo Verde, Edson José Ferreira, que fez a abertura dos trabalhos, o Presidente da ASSPROCAFÉ, Marcos Antônio Carvalho, e o Coordenador do Projeto SOMA, prof. José Marcos Angélico de Mendonça. O encontro ocorreu em Cabo Verde no Sítio Santa Bárbara (Bairro Condessa) de propriedade do produtor Edinilson de Paula e Silva.

Dia de Campo - SOMA e ASSPROCAFÉ 79Os produtores que participaram do Dia de Campo tiveram a oportunidade de aprender sobre os seguintes temas:

• Boas práticas no manejo do cafeeiro: como o uso racional e tecnologia de aplicação de defensivos, amostragem de pragas e doenças do cafeeiro, análise de solo e folhas do cafeeiro para a recomendação de corretivos e fertilizantes, manejo da entrelinha das lavouras;
  • Saúde do agricultor: enfoque em doenças decorrentes de exposição ao sol e saúde do homem, com orientações sobre a realização de exames periódicos e a prevenção do câncer de próstata;
  • Qualidade do café: degustação dos cafés finalistas do concurso de qualidade do Projeto SOMA da edição 2015.
  • Equipamentos de segurança do trabalho: demonstração de equipamentos de segurança pela equipe de estudantes do Curso de Segurança do Trabalho;
  • Orientações sobre hábitos saudáveis de nutrição, com avaliação da pressão arterial de todos os presentes por estudantes do Curso Técnico em Enfermagem.

Além de professores que integram o Projeto SOMA, o Dia de Campo foi realizado por estudantes dos seguintes cursos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho: Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia Agronômica. A comissão de orientação do Projeto SOMA agradece a todos os estudantes e agricultores que contribuíram e compareceram ao evento.

Texto: José Marcos Angélico de Mendonça
Revisão: Lucas Constantino