Curso sobre Morcegos
Seg, 07 de Dezembro de 2015 14:41

Estudantes de Ciências Biológicas participam de curso sobre morcegos no Campus Muzambinho.

No último sábado, 05 de dezembro, cerca de 30 estudantes de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram de um curso sobre morcegos. A iniciativa foi promovida pela professora Fabiana Lúcio de Oliveira que ministra a disciplina de Zoologia.

De acordo com a professora Fabiana, um dos objetivos deste trabalho foi permitir uma oportunidade aos participantes de conhecer mais sobre a morfologia dos "quirópteros neotropicais", reconhecendo seus principais caracteres taxonômicos usados na identificação de espécies.

Estudantes da Biologia fazem curso sobre morcego 2"Demonstrar aos novos estudantes de Biologia a extrema importância ecológica atribuída aos morcegos, dando ênfase às principais interações animal/ambiente e à conservação das espécies", explicou ela.

O curso "Morcegos Neotropicais: Biologia, Ecologia e Técnicas de Coleta" foi ministrado pelo Msc. Rafael de Souza Laurindo (foto) do Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos, Instituto de Biologia da Universidade Federal de Lavras.

De acordo com a professora Fabiana um dos objetivos deste trabalho foi permitir aos participantes conhecer mais sobre a morfologia dos quirópteros neotropicais, reconhecendo seus principais caracteres taxonômicos usados na identificação de espécies. "Demonstrar aos novos estudantes de Biologia a extrema importância ecológica atribuída aos morcegos, dando ênfase às principais interações animal/ambiente e à conservação das espécies", explicou ela.

Dividida entre duas partes (teórica e prática), os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os seguintes temas:

• Classificação e Evolução de Morcegos;
  • Diversidade e distribuição;
  • Características morfológicas, comportamentais e ecológicas;
  • Famílias que ocorrem no Brasil Atividade;
  • Demonstração de alguns espécimes fixados em formol para identificação;
  • Hábitos alimentares;
  • Ecologia;
  • Conservação;
  • Técnicas de Estudo;
  • Montagem de redes de neblinas;
  • Abertura de redes;
  • Captura de Morcegos.

Além disso, a iniciativa serviu também para integrar os participantes ao ambiente de pesquisa, demonstrando as técnicas mais utilizadas para captura de morcegos e permitir um contato direto com as metodologias e materiais utilizados em campo.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: