Vestibular 2016/01
Dom, 06 de Dezembro de 2015 12:00

Vestibular no Campus Muzambinho recebe mais de 1700 candidatos, maior número já registrado na instituição.

Vestibular 2016-01 21Na manhã deste domingo, 06 de dezembro, aconteceu o Vestibular 2016/01 do IFSULDEMINAS. No Campus Muzambinho, dos 1916 candidatos que estavam aptos a realizar a prova, compareceram 1714 candidatos (apenas 11% de abstenções). É o maior número de candidatos presentes entre os processos seletivos já realizados no Campus. No ano passado, esse número foi 1429. O processo seletivo é para as vagas em cursos cursos técnicos e superiores que serão ofertados no próximo ano.

No Campus Muzambinho, o Vestibular aconteceu em diversos locais da instituição: Prédio Pedagógico, Prédio da Cafeicultura, Prédio da Biologia, Prédio da Agronomia, Prédio da Informática, CEAD, Prédio do PROEJA, Prédio de Edificações, Quadras Poliesportivas, Unidade José Januário Magalhães e no CeCAES.

O processo seletivo também promoveu o sorteio de vagas para o curso técnico em edificações na modalidade Proeja que ocorreu numa das quadras poliesportivas. Pela primeira vez, as provas aconteceram também na Unidade José Januário Magalhães, no centro da cidade de Muzambinho.

Vestibular 2016-01 9Os candidatos chegaram cedo para realização da prova. O mau tempo não atrapalhou o trânsito, pois o fluxo de veículos no trevo da cidade estava normalizado antes do início das provas. Para ajudar nessa organização, diversos agentes trabalharam na orientação e diversas faixas indicativas foram colocadas em lugares estratégicos para auxiliar na localização das salas de prova e dos prédios.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto.

A neblina da manhã de domingo não incomodou a candidata Gabriela Patrícia Schevermann que chegou com uma hora de antecedência para realização da prova no Prédio Pedagógico. "Escolhi prestar o Vestibular do Campus por conta da qualidade de ensino que o Instituto Federal possui", explicou a vestibulanda de 14 anos da cidade de Muzambinho que concorre a uma das vagas do curso técnico em Agropecuária Integrado.

Na modalidade técnico, o mais concorrido no Campus Muzambinho foi o técnico em Informática integrado ao Ensino Médio (4,42 candidatos por vaga). Já entre os superiores, os dois mais concorridos foram Engenharia Agronômica e Bacharelado em Educação Física (11,68 e 11,50 candidatos por vaga respectivamente).

A duração das provas foi de quatro horas, das 08h às 12h, com uma hora de sigilo entre os candidatos. Além da redação, são 30 questões objetivas para os cursos técnicos e 50 para os superiores.

O gabarito oficial será divulgado em até 24 horas após o término das provas. A divulgação das notas será publicada no dia 7 de janeiro de 2016 e o resultado final no dia 14 de janeiro.

Para mais informações, acesse: http://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: