Visita Técnica - SAMU e UPA
Qua, 02 de Dezembro de 2015 06:42

Estudantes do curso técnico em Enfermagem realizam visita técnica no SAMU e UPA de Ribeirão Preto.

Samu e UPA 1Na última quarta-feira, 25 de novembro, 43 estudantes do curso técnico em Enfermagem realizaram uma visita técnica na base do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Ribeirão Preto. Os alunos, II e III módulo, foram acompanhados pela professora Flávia Helena Pereira.

A visita foi acompanhada pelo Médico Coordenador do SAMU Regional de Ribeirão Preto, Dr. Marcelo Dinardi, e pelos enfermeiros Rosana Fernandes, José Carlos Rios e Maria de Lourdes Pozza.

A recepção foi feita pelo médico responsável que apresentou a história do SAMU de Ribeirão Preto e abordou alguns aspectos importantes da estrutura física e dinâmica organizacional de ambos os serviços.

Os enfermeiros abordaram o tema "Parada Cardiorrespiratória" com demonstração de manobras de ressuscitação cardiopulmonar e uso do desfibrilador externo automático (DEA) em manequins.

A enfermeira responsável pela UPA detalhou aspectos do acolhimento e classificação de risco, mostrando aos alunos a sequência de procedimentos desde o momento em que o paciente entra na unidade até o atendimento.

Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a ambulância de Suporte Avançado de Vida (USA), resgatando informações que foram abordadas em sala de aula sobre os recursos materiais e a dinâmica de um serviço pré-hospitalar.

Texto: Flávia Helena Pereira
Revisão: Lucas Constantino

Confira as fotos da visita: