SOS Rio Muzambo
Ter, 01 de Dezembro de 2015 13:03

Campus Muzambinho sediou o 1º Seminário SOS Rio Muzambo com debates e ações para preservação do rio.

Aconteceu na última quinta-feira, 26 de novembro, o 1º Seminário SOS Rio Muzambo no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A iniciativa contou com a participação de diversos profissionais que abordaram os motivos de degradação, a poluição, a importância da preservação e quais as medidas a serem adotadas para conservação de um dos principais cursos de água da região.

Em seu discurso de abertura, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, destacou a relevância desse debate na sociedade e reiterou o apoio ao grupo que propõe medidas de conservação do Rio Muzambo: "É uma honra para o Campus Muzambinho fazer parte deste trabalho. Coloco todo o Campus, com sua infraestrutura, alunos, professores e funcionários para que juntos possamos fazer algo para recuperação do Rio. E que essa iniciativa sirva de exemplo de aprendizagem pra nós e outras comunidades", completou ele.

Com o uso dos laboratórios, professores, técnicos e alunos do Campus Muzambinho, a parceria gera a possibilidade de realizar um diagnóstico preciso e detalhado sobre as condições do Rio Muzambo e, com isso, procurar soluções. Ainda na abertura, o Presidente e Fundador Grupo SOS Rio Muzambo, Reges Cabral, fez uma apresentação com fotos e relatos sobre a situação do rio. De acordo com ele, alguns fatores têm agravado a situação do Rio Muzambo, como poluição, lixo e esgoto, assoreamento, devastação das matas ciliares, seca das nascentes, retirada descontrolada de areia.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, da Vice-presidente do Instituto Sul-Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, Maria Cristina Weyland Vieira, do Engenheiro Florestal, José Nário, do Presidente da Câmara Municipal de Muzambinho, João Batista Poscidônio, do Coordenador do curso de Meio Ambiente, prof. Claudiomir da Silva dos Santos, do representante dos canoeiros, Weber Antonio Pereira, e de representantes e funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), COPASA, Polícia Militar do Meio Ambiente, Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CODEMA’s), Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), Associação do Bairro Jureia, Unifal, UFLA e PUC de Poços de Caldas, Furnas, Emater. Além dessas instituições, estiveram presentes também alguns cidadãos ribeirinhos do Rio Muzambo.

O Seminário aconteceu no Auditório do Campus Muzambinho e também reuniu estudantes e professores da instituição. Durante a manhã, aconteceram cinco apresentações:

• A nova forma de gestão das águas do Brasil com professora Maria Tereza Mariana (PUC-Poços de Caldas);
  • Conservação da natureza e uso abusivo dos recursos naturais no Rio Muzambo com o Engenheiro Florestal José Nário;
  • Assoreamento, Mata Ciliar e Nascentes com Antônio Henrique Pereira (Coordenador Regional de Meio Ambiente Emater - Alfenas);
  • Recomposição das APP’s com a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com Marco Antônio Ferreira (EMATER – Muzambinho);
  • Poluição Hídrica na Bacia do Rio Grande com o prof. Eduardo Tanuri (Laboratório de Recursos Hídricos da UNIFENAS).

Na parte da tarde, foram criadas quatro frentes de discussão que debateram os seguintes temas: Impactos da Mineração, Proteção e Restauração das Matas Ciliares, Poluição hídrica na Bacia e parcerias e Educação Ambiental. A dinâmica desenvolveu uma análise da situação com o levantamento de propostas para a revitalização do Rio Muzambo.

Ao final, uma plenária foi realizada para apresentar as discussões e elaborar uma carta com o planejamento de ações. As considerações finais foram ministradas pelo professor Claudiomir da Silva dos Santos (Coordenador do Curso de Meio Ambiente do Campus Muzambinho).

O Seminário foi realizado a partir de parcerias entre o SOS Rio Muzambo, o Instituto Sul - Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (ISMECN), o Núcleo Permanente de Estudos Ambientais (NUPEM) e Agrifort Jr - esta última formada por estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho. A abertura foi conduzida pelo Coordenador do Setor Integração Escola Comunidade, Carlos Esaú dos Santos.

Sobre o Rio Muzambo

O Rio Muzambo possui 107 quilômetros de comprimento. Quase metade, 49 quilômetros, está situado no município de Muzambinho, onde o rio nasce. O rio Muzambo percorre uma grande extensão até desaguar na Represa de Furnas, passando pelos municípios mineiros de Juruaia, Monte Belo, Alterosa e Areado. Com vazão média de 4,7 milhões de litros de água por dia, o rio constitui a única fonte de abastecimento de água tratada no município.

Dados apontam que o rio tem aproximadamente 10% em área urbana e 90% de sua extensão na área rural. Um estudo publicado este ano, constatou que 71% das propriedades que abrangem o rio possuem nascentes. Ou seja, as ações de conservação devem ser adotadas em toda região, pois medidas pontuais podem não ser suficientes. De acordo com este trabalho, apenas 23,29% das nascentes pesquisadas possuem vegetação ciliar preservada.

A pesquisa também comprovou que medidas de contenção e de mitigação de impactos gerados pela atividade humana são praticamente inexistentes na região. Por conta disso, o trabalho realizado pelo Grupo SOS Rio Muzambo chega a ser tão relevante para preservação desse rio.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: ASCOM e Agrifort Jr