Reportagem Especial - 15
Sex, 20 de Novembro de 2015 12:25

Projeto incentiva implementação de práticas sustentáveis em propriedades rurais de cooperados da Cooxupé.

Projeto realizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a Cooxupé, analisa propriedades da região cafeeira, de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, com o objetivo de produzir material que promova, entre os cooperados, a realização de praticas agrícolas sustentáveis.

Coordenado pelos professores Marcelo Bregagnoli, Ariana Vieira Silva e pelos professores colaboradores Otávio Duarte Giunti e Thiago Cardoso de Oliveira, o projeto conta com o apoio da Cooperativa que indicou 51 municípios para o estudo.

Realizado no período entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015, os participantes do projeto se prontificaram a analisar 29 municípios do Sul de Minas, 17 do Triangulo Mineiro e 5 do Noroeste Paulista.

Parceria com a Cooxupé 2

Parceria com a Cooxupé 4

Atuação dos alunos

Os alunos participantes puderam vivenciar, na prática, diversas teorias aprendidas em sala de aula. Segundo a professora Ariana Vieira Silva, "uma das metodologias propostas no projeto foi a aplicação de questionários aos cafeicultores cooperados à Cooxupé, ocasião na qual os alunos puderam integrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, na interpretação das respostas dos produtores rurais entrevistados. Além disso, puderam conhecer a realidade das propriedades cafeeiras nas distintas regiões visitadas. Desta maneira, o projeto apresentou uma verdadeira integração escola-empresa-comunidade".

Parceria com a Cooxupé 1

Parceria com a Cooxupé 3

Metodologia aplicada e objetivos

Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, esse projeto é interessante também para cooperativa já que contribui ao adequar as condições de produção de seus cooperados para que sejam mais fiéis aos padrões exigidos pelas certificadoras internacionais e às necessidades para exportação.

Dessa forma o projeto visa que, a partir dos resultados obtidos, possam ser definidas ações para melhoria da qualidade de vida dos produtores, para a maior preservação ambiental, promovendo a justiça social e contribuindo com a viabilidade econômica da atividade cafeeira por meio de ações extensionistas, como cursos de curta duração (ex.: PRONATEC Campo).

Para garantir a eficiência do trabalho de pesquisa em campo e a fidelidade das informações obtidas, foram realizados treinamentos dos alunos quanto à aplicação dos questionários, certificações e utilização do GPS para as coordenadas das propriedades.

Foram aplicados questionários para identificação dos estabelecimentos cafeeiros de atuação da Cooxupé, abordando os seguintes pontos:

• Identificação da propriedade e uso do solo;
  • Itinerário técnico do café;
  • Aspectos socioeconômicos;
  • Direitos e deveres trabalhistas de empregados e empregadores;
  • Relações entre trabalhador, saúde e ambiente nas propriedades;
  • Conservação ambiental.

Ao final do projeto serão elaborados boletins técnicos acerca do processo de atendimento aos Códigos de Conduta; um livro base, que sirva como referência nacional para caraterização do arranjo produtivo local de cafeicultura no sul de Minas Gerais, Triangulo Mineiro e Noroeste Paulista; e artigos científicos nas diversas áreas a serem estudadas referentes à cafeicultura social, econômica, ambiental e de interação com o setor cooperativo.

Parceria com a Cooxupé 7

Parceria com a Cooxupé 11