Congresso no México
Sex, 20 de Novembro de 2015 07:57

Intercambistas de Ciências Biológicas apresentam trabalhos sobre o PIBID em Congresso no México.

Miller e Heder no México 4Dois estudantes do curso de Ciências Biológicas, Miller Melo Sanches e Héder Falconi Corrêa (foto ao lado), apresentaram trabalhos acadêmicos na Jornada Regional de Agroecologica en el Área Maya da Faculdad Autónoma de Yucatán no México.

O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro na Universidad Autónoma de Yucatán na cidade de Mérida (sudeste mexicano).

Os dois alunos estão cursando o 6º período de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e, atualmente, participam do programa de Mobilidade Acadêmica na faculdade que sediou a Jornada.

Os trabalhos abordaram temáticas e projetos que foram desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual os discentes atuaram como bolsistas.

Miller e Heder no México 12Motivado pela declaração feita pela Organização das Nações Unidas, que considerou 2015 como o ano mundial do Solo, o PIBID realizou diversas ações pedagógicas nas escolas de educação básica onde os estudantes do projeto atuam.

A partir destas ações e da temática da Jornada Regional de Agroecologica - "Diálogo de saberes e conhecimento sobre águas subterrâneas e degradação ambiental" -, os estudantes apresentaram resultados das iniciativas em dois pôsteres no evento mexicano.

Com essa apresentação, os trabalhos desenvolvidos pelo PIBID ganharam uma visibilidade internacional. "Para nós, estudantes de licenciatura, o PIBID promove atividades que estimulam o nosso crescimento profissional e pessoal. Fazer parte deste programa colaborou para o desenvolvimento de habilidades na docência e científicas . Além disso, contribuiu muito no processo seletivo para participar desta mobilidade acadêmica", comentou Héder (foto)

Os trabalhos levaram os títulos “Educación en Suelo - La Influencia del Agua y la Vegetación en la Erosión“ (trabalho apresentado por Héder) e “Contribución del Modelo Didáctico de Polaridad de Suelos en el Aprendizaje de los Estudiantes de Secundaria” (trabalho apresentado por Miller).

Sob a orientação dos professores Jaqueline Carlos Funayama e Walbert Júnior Reis dos Santos, os trabalhos apresentados destacaram ações que foram desenvolvidas na Escola Estadual Coronel José Martins e na Escola Estatual Professor Salatiel de Almeida - ambas de Muzambinho.

Em linha geral, a iniciativa abordou métodos de aliar a educação em solos com a produção de materiais didáticos como recursos facilitadores da relação ensino-aprendizagem, tornando, assim, a didática mais dinâmica e lúdica.

SOBRE A JORNADA

Miller e Heder no México 13A jornada buscou valorizar e compartilhar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a criação de trabalhos na área de solos, água e degradação ambiental. O evento contou com workshops, palestras, mesas-redondas e sessões temáticas, além de visitas técnicas ao Parque Científico Crupy-Maní, Ruinas Maya de Uxmal e à escola U Yits Ka’na de agricultura ecológica. A iniciativa teve uma grande repercussão, com participação de investigadores da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Alemanha, Espanha, Japão e Estados Unidos.

Os estudantes estão no México desde o segundo semestre deste ano e enfrentaram o desafio de apresentar um trabalho num país estrangeiro. "A oportunidade de publicar num congresso internacional foi algo que nos desafiou, pois, no intercâmbio, encontramos uma série de dificuldades como o idioma, a distância dos familiares, a cultura e as adaptações à cidade e à faculdade. Foi um grande aprendizado profissional ter tido essa experiência e o conhecimento em desenvolver um resumo, traduzi-lo para o espanhol, confeccionar o pôster e estudar a apresentação num idioma diferente daquilo que estávamos acostumados. São experiências valiosas que nos desafiaram e que nos fizeram crescer profissionalmente", revelou o estudante Miller (foto)

Além dos trabalhos e apresentações, os discentes participaram também de visitas guiadas que aconteceram na zona arqueológica de Uxmal e puderam prestigiar um ritual Maia em um povoado da região que evidenciou a influência cultural desta região.

Texto: Miller Melo Sanches
Revisão: Lucas Constantino

Confira as fotos dos trabalhos e das visitas guiadas que os estudantes participaram: