Concurso de Qualidade
Qui, 05 de Novembro de 2015 10:05

Projeto SOMA realiza Concurso de Qualidade com cafeicultores atendidos das associações da Fama, Paraguaçu e Muzambinho.

O Projeto SOMA atende cerca de 610 famílias em três estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná e São Paulo). Sob a orientação de seis professores e dois técnico-administrativos, esse trabalho envolve a participação de 71 estudantes de seis cursos diferentes do Campus Muzambinho. A iniciativa realiza ações para atender famílias de cafeicultores por meio de assistência técnica, difusão tecnológica, extensão rural em bases sustentáveis e apoio à agricultura familiar certificada.

O trabalho é realizado somente por meio de convênios firmados entre o Campus Muzambinho e associações cafeeiras. Para isso, é assinado um documento com termos de responsabilidade que garantem o compromisso e o comprometimento dos produtores atendidos com as ações que serão desenvolvidas pelos estudantes do projeto. Atualmente, seis associações possuem convênios com o Campus Muzambinho: ASSPROCAFÉ (Cabo Verde), ACENPP (Norte Pioneiro do Paraná, AAFAPO (Fama e Paraguaçu), AABGC (Caconde),COOPASV (Santana da Vargem) e SPRMR (Muzambinho).

Anualmente, o Projeto SOMA organiza um Concurso de Qualidade com os cafés produzidos pelos produtores atendidos pela iniciativa. Estudantes, profissionais e professores do Campus Muzambinho recolhem amostras e realizam uma classificação física e sensorial dos grãos analisados. Em seguida, é produzido um laudo técnico para ser entregue aos participantes. Esse mesmo documento é usado para futuras consultorias do Projeto SOMA. Ao final, é organizado uma cerimônia de entrega de certificados e premiação dos melhores cafés analisados.

No dia 28 de outubro, aconteceu o Concurso de Qualidade com os cafés produzidos pela AAFAPO (Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade da Pontinha e Região) com cafeicultores de Fama e Paraguaçu - MG. Dois dias depois, 30 de outubro, cerimônia de premiação foi realizada com os produtores do SPRMR (Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho e Região).

Nesta última ocasião, foi realizada também uma apresentação do Projeto SOMA feita pelo seu Coordenador, prof. José Marcos Angélico Mendonça, e contou com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, e de algumas autoridades locais do município. Este evento aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos do Concurso de Qualidade com produtores de Fama e Paraguaçu:

Confira as fotos do Concurso de Qualidade em Muzambinho:

Fotos: Lucas Constantino