Visita Internacional
Seg, 16 de Novembro de 2015 07:50

Infraestrutura, iniciativas e projetos são apresentados a mexicanos que vieram conhecer a cafeicultura brasileira.

Do dia 11 ao dia 15 de novembro, uma comitiva de onze profissionais mexicanos visitou a infraestrutura do Campus Muzambinho e conheceu projetos realizados por estudantes e professores da instituição em propriedades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A iniciativa acontece por meio de um acordo de cooperação técnica assinado entre os governos brasileiro e mexicano para promover troca de informações sobre a produção de cafés especiais, organização de produtores em associações e cooperativas e acesso a novos mercados.

Durante a estada da comitiva sob a coordenação do Prof. José Marcos Angélico de Mendonça, foram apresentados três projetos de extensão desenvolvidos no Campus Muzambinho: Produção de Cafés Especiais, desenvolvido no Setor de Cafeicultura do Campus Muzambinho; Projeto de Integração de Cafés Especiais, em parceria com a EMBRAPA Café e a GuyCR Consultoria, realizado em fazendas produtoras de café localizadas em Minas Gerais e São Paulo e, também, o Projeto SOMA, realizado em parceria com associações de cafeicultores familiares dos municípios de Cabo Verde, Muzambinho, Santana da Vargem, Fama, Paraguaçu, em Minas gerais, Caconde, em São Paulo e em municípios do Norte Pioneiro do Paraná.

No primeiro dia da visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer como é feita a produção do Café comercializado pela Cooperativa do Campus Muzambinho. Formada por agrônomos, pesquisadores e extensionistas mexicanos, a equipe caminhou pelo setor de plantio, visitou a sala de industrialização e, ao final, degustou o café produzido pela instituição e algumas outras amostras de grãos produzidos por meio de projetos realizados pela instituição.

Ainda que sejam realidades diferentes (Brasil e México), para o líder do grupo, Dr. Ismael Mendez Lopes, essa troca de informações é fundamental para melhorar as técnicas de plantio e manejo das lavouras. Com este intuito, vieram ao Brasil para conhecer as metodologias do maior produtor de café do mundo.

Toda a visitação foi coordenada pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça, que também apresentou dois outros trabalhos realizados pelo Campus Muzambinho: o Projeto SOMA e uma parceria com grandes produtores de cafés especiais da região. Este último trabalho proporcionou um momento de visita à uma fazenda modelo de produção de cafés especiais, a Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu (MG) na manhã do dia 12 de novembro.

Em seguida a este momento, da tarde do dia 12 a 15 novembro, a comitiva mexicana conheceu algumas propriedades atendidas pelo Projeto SOMA na cidade de Cabo Verde (MG) e em alguns núcleos do Norte Pioneiro do Paraná. Durante todos os momentos, com auxílio de um tradutor que acompanhou toda a visita, os mexicanos entraram em contato direto com profissionais, produtores, alunos e pesquisadores envolvidos nos projetos.

Destinado ao atendimento de famílias produtoras de café e por seu caráter de cooperação entre os participantes, o Projeto SOMA trabalho despertou o interesse dos profissionais mexicanos que, em sua maioria, trabalham com pequenos cafeicultores do sul do México.

O Projeto SOMA atende cerca de 610 famílias em três estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná e São Paulo) e envolve a participação de mais de 70 estudantes. Realiza ações específicas para atender famílias de cafeicultores por meio de assistência técnica, difusão tecnológica, extensão rural em bases sustentáveis e apoio à agricultura familiar certificada.

A viagem faz parte de um projeto entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, a Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AMEXCID), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) e o Instituto de Investigaciones Forestales, Agrícolas y Pecuarias (INIFAP). No momento, eles estão visitando um trabalho realizado pela Caparaó Jr no Espírito Santo, onde acontece um trabalho semelhante ao Projeto SOMA com cafeicultores da região capixaba.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos da Visita dos Mexicanos no Campus Muzambinho:

Fotos: Lucas Constantino e Talita Carvalho

Confira as fotos da Visita dos Mexicanos na Fazenda Santa Cruz (Paraguaçu - MG):

Fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos da Visita dos Mexicanos em propriedades de Cabo Verde (MG) que são atendidas pelo Projeto SOMA:

Fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos da Visita dos Mexicanos no Norte Pioneiro do Paraná:

Fotos: Odemir Vieira Capello e Amanda Moraes