Reportagem Especial - 13
Sex, 06 de Novembro de 2015 13:04

Campus Muzambinho comprova viabilidade da produção de Chia no Sul de Minas

As pesquisas começaram em maio de 2014 no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Atualmente, seus resultados já são apresentados em feiras, dias de campo e em diversas reportagens de veiculação nacional sobre o assunto, que despertam o interesse de muitos produtores da região. A ideia surgiu da popularidade que a semente da chia ganhou nos útlimos anos. Isso por conta das suas propriedades nutritivas e favoráveis ao emagrecimento, com sua consequente adesão às dietas alimentares.

A semente possui propriedades capazes de ajudar no emagrecimento 1

"A ideia surgiu porque a semente de chia começa a ficar popular no país, principalmente nos grandes centros urbanos onde as pessoas começam a inserir a chia em suas dietas alimentares, por causa de suas características desejáveis à saúde humana. Assim, devido à falta de instruções de manejo para a mesma nas nossas condições, houve o interesse de realizar a pesquisa e verificar os fatores produtivos da cultura", explicou a coordenadora do projeto, professora Ariana Vieira Silva (foto abaixo).

Estudantes apresentam a chia em dias de Campo e Feiras do Conhecimento  1

De acordo com ela, até então, pouco se sabia sobre as condições de manejo e produção para o cultivo da chia na região mineira. Com essa oportunidade, o projeto foi estudou quais as condições necessárias para viabilidade do plantio da semente nas dependências do Campus. A pesquisa conseguiu resultados positivos que, além de gerar um produto saudável à população, podem servir como nova fonte de renda aos produtores.

Em condições de verão são produzidas 1200 kg por hectare 2

Com a visibilidade e proporção que as pesquisas alcançaram, o projeto conta hoje com o trabalho de dois estudantes, Paulo Márcio Faria Vilella (Engenharia Agronômica) e Gustavo Donizete Figueiredo (Técnico em Agropecuária), e também com a colaboração do professor Otávio Duarte Giunti.

"O desenvolvimento desse trabalho gera inúmeras oportunidades de ensino, pesquisa e extensão, pois dá a oportunidade aos alunos e professores em adquirir mais conhecimentos nesta área de interesse. A sociedade também se beneficia pelo fato de obter mais informações sobre o produto estudado e saber realmente como produzir e o que vai consumir", completou Ariana.

Estudantes apresentam a chia em dias de Campo e Feiras do Conhecimento  2

A chia é proveniente de países da América Latina como México e Colômbia e pode ser ingerida de diversas maneiras: no bolo, no iogurte. Além de diminuir o colesterol e a diabetes, a semente da chia é rica em nutrientes, fibras, proteína e ômega 3 e 6. Suas propriedades nutritivas surpreendem, por exemplo: possui de cinco a oito vezes mais cálcio que o leite, três vezes mais potássio que a banana, três vezes mais ferro que o espinafre.

A semente possui propriedades capazes de ajudar no emagrecimento 2

A semente pode ser usada em várias receitasPara realizar a produção da semente da chia no Campus Muzambinho, os pesquisadores fizeram dois experimentos de plantio: um no inverno e outro no verão. O trabalho investigou as diversas condições para o cultivo e os melhores resultados foram atingidos na safra de verão com as plantas cultivadas no sombrite 50% e a adubação de esterco bovino. Nestas condições, a média de produtividade foi de 1200 kg por hectare – índice semelhante a países tradicionais produtores de chia. No mercado convencional, o quilo da semente varia entre R$ 40 e R$ 60 e ela geralmente é usada em receitas de bolo ou misturadas em alimentos líquidos, como iogurte.

As sementes produzidas foram estudadas no Laboratório de Bromatologia do Campus Muzambinho e suas características foram muito positivas. Em média, as sementes eram compostas de 34,2% de fibra bruta, 32,4% de lipídeos e 24,5% de proteína. Em ambos os períodos de cultivo pesquisados, o ciclo da cultura foi em média 150 dias.

Deste primeiro trabalho já surgiram outras fontes para pesquisa. Além de outros estudos sobre a composição química das sementes produzidas, outro projeto será implantado na safra 2015/2016 para verificar o comportamento do plantio da chia nas entrelinhas do café.

Veja algumas reportagens sobre este estudo na mídia:

Estudo diz que região é propícia para produção de chia (TV SUL)

Pesquisa comprova viabilidade de cultivo de chia no Sul de Minas (EPTV)

Texto: Lucas Constantino

Confira todas as fotos desta reportagem:

Esta reportagem foi produzida em maio de 2014 a partir de uma sugestão de pauta!
Quer sugerir novas pautas para a Reportagem Especial da Semana?

ÂÂÂÂÂ