Estudos da Linguagem
Qui, 29 de Outubro de 2015 08:23

Estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio apresentam trabalho no Enelin.

Participacao discente no Enelin 1No dia 22 de outubro, três estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram do Enelin, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: "Linguagem, Tecnologia e Espaço Social".

Os trabalhos foram apresentados pelas estudantes do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Carolina Silva Faxini e Ana Clara Terra Silva Garcia Naves, orientadas pelo professor Carlos Molina Noccioli (foto), e também pela graduanda do curso Bacharelado em Educação Física, Letícia Gonçalves de Souza, orientada pela professora Patrícia Ribeiro do Valle Coutinho.

O evento aconteceu de 21 a 23 de outubro na cidade de Pouso Alegre, foi realizado por meio do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas).

As duas alunas do curso técnico, Ana Carolina e Ana Clara, apresentaram trabalhos acadêmicos relacionados à pesquisa que desenvolveram no programa de Iniciação Científica Jr., de agosto de 2014 a julho deste ano, com fomento do próprio IFSULDEMINAS, sob orientação do professor Carlos Molina Noccioli.

Esses projetos estão relacionados ao estudo sobre a divulgação científica em revistas de público heterogêneo, as quais se utilizam de certas estratégias linguístico-discursivas para tornar o conhecimento técnico sobre informática e novas tecnologias mais acessível ao público leigo.

Segundo o professor e orientador da iniciativa, “dessa transposição do discurso científico para o discurso do senso comum, é possível depreender o posicionamento ideológico marcado pela linha editorial das revistas analisadas”.

O professor, ainda, chama atenção para a importância desse tipo de iniciativa: “Eventos como esse são fundamentais para democratizar o que se vem produzindo no IFSULDEMINAS, além de possibilitar à comunidade acadêmica de Muzambinho, marcar seu espaço na reflexão em torno de projetos desenvolvidos por outros pesquisadores na área das ciências da linguagem”.

O outro trabalho, apresentado pela estudante do curso de Educação Física, é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido para investigar o processo de letramento acadêmico dos alunos do curso superior em Educação Física do Campus Muzambinho. De acordo com a autora da iniciativa, prof. Patrícia, "é generalizada a dificuldade que muitos alunos ingressantes no curso superior apresentam e demonstram quando se deparam com a leitura e produção de textos acadêmicos".

Texto: Carlos Molina Noccioli
Revisão: Lucas Constantino