Reportagem Especial
Sex, 16 de Outubro de 2015 12:55

Com cerca de 1800 atendimentos por dia, refeitório do Campus Muzambinho adere ao programa Agricultura Familiar.Agricultura familiar

De forma a contribuir com a agricultura da região, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho vai passar a adquirir produtos de famílias que produzam alimentos que serão utilizados nas dependências do Instituto.

Essa ação de extensão faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar que incentiva a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Atualmente, o Campus Muzambinho é autossuficiente em produtos de origem animal e vegetal. Diversos setores como a bovinocultura de corte e de leite, avicultura, dentre outros, fornecem as carnes, e os vegetais são produzidos na horta. Todos os alimentos são, posteriormente, encaminhados a agroindústria que processa e higieniza os alimentos para consumo e o distribui para o refeitório e demais locais do Campus.

Porém, mesmo com a possibilidade de produção para o consumo interno, o Campus Muzambinho apoia a Lei nº 11.947, que visa incentivar a agricultura local, e está recebendo amostras de produtos que se adaptem a demanda interna para verificação da qualidade e posterior aquisição.

Iraci Moreira da Silva, copeira do refeitório, ressalta que para os produtores essa é uma excelente oportunidade de aumentar suas vendas e para os alunos é uma fonte de alimentos saudáveis.

Ao garantir o encontro entre a alimentação escolar e a agricultura familiar, o Campus Muzambinho procura aumentar, ainda mais, a qualidade dos serviços ofertados, e promover não somente a transformação na alimentação dos estudantes e servidores, como também apoiar o desenvolvimento econômico dos produtores da região.

Segundo a nutricionista responsável pelo refeitório do Campus, Tathiana Damito Baldini, “por conta da faixa etária dos alunos, ter uma alimentação variada é fundamental para estimular outras preferências alimentares, assim como garantir que os alunos consumam produtos mais saudáveis”.

Como é elaborado o cardápio

O refeitório do Campus Muzambinho serve café da manha para aproximadamente 400 alunos e servidores, 800 refeições no almoço, 300 no jantar e 300 no horário de lanche noturno de segunda a sexta-feira. Além dessas refeições regulares, o refeitório ainda oferece refeições para os participantes dos eventos ou visitantes do Campus a uma taxa de 5 reais.

Segundo Tathiana Baldini, a formulação do cardápio servido leva em consideração a necessidade de oferecer aos estudantes e servidores uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados.

Assim, ao compor o cardápio mensal primeiramente é mensurada na horta a disponibilidade de cada hortaliça para o período. As informações sobre carnes, frios e o leite ficam por conta dos funcionários da agroindústria.

Com a disponibilidade de alimentos para o mês a nutricionista do Campus monta o cardápio que geralmente é composto por três tipos de saladas, arroz e mais um substituto para esse carboidrato, legumes refogados (preferencialmente de cores verde escura ou alaranjados, que contém maior quantidade de vitamina A) e uma carne. Tathiana ainda ressaltou que frituras são realizadas apenas uma vez por semana, pois são uma demanda dos alunos que não podem ser ofertada em exagero.

Produzir alimentos seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis é um dos objetivos do refeitório que também considera algumas demandas de alunos específicos como intolerantes a lactose, portadores da doença celíaca, portadores de alergias, diabéticos e vegetarianos.

A nutricionista ressalta que, apesar de não constar no cardápio, além de diversas opções alimentares disponíveis, ainda são oferecidos ovos diariamente devido à necessidade de fontes de proteína pelos vegetarianos, por exemplo.

Capacidade de atendimento e infraestrutura

Com 168 lugares, o refeitório do Campus Muzambinho conta com 16 servidores, e dentre esse total 8 são cozinheiros. Segundo a nutricionista Tathiana Baldini, seis desses cozinheiros possuem curso Técnico em Alimentos, o que auxilia na manutenção do refeitório, seus procedimentos de segurança, logística e limpeza.

O setor ainda conta com um padeiro que atua no período noturna, produzindo os 900 pães que são consumidos diariamente no Campus por alunos e funcionários.

Para garantir a produção alimentar diária do Instituto, o refeitório possui uma cozinha industrial com três caldeirões de 150 e 200 litros, um forno com cinco câmaras e capacidade para 25 formas, um forno de padaria, uma fritadeira elétrica capaz de produzir 60kg de alimentos por hora, um processador de hortaliças e um fogão industrial de 8 bocas.

Cerca de 20% do que é consumido no refeitório é composto por produtos industrializados que são armazenados no almoxarifado do Campus e em um estoque localizado no próprio refeitório. Segundo a nutricionista Tathiana, esse estoque interno é suficiente apenas para o consumo semanal, o que facilita o controle de qualidade, de validade e a logística dos itens.

Tathiana ressalta ainda que há um projeto para reforma e ampliação do refeitório que prevê a disponibilização do dobro da capacidade de atendimento atual.

Hábitos sustentáveis

O refeitório do Campus Muzambinho ainda visa ensinar aos seus frequentadores alguns hábitos sustentáveis como o descarte correto dos restos de alimentos. Após a refeição, é solicitado a cada pessoa que descarte separadamente papéis, plásticos e orgânicos.

Apesar de a alimentação ser à vontade, também é incentivado que cada pessoa sirva-se de forma consciente de forma a evitar desperdícios.

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: