Pesquisa em Ibitipoca
Ter, 25 de Agosto de 2015 08:54

Docente do Campus Muzambinho participa de banca de doutorado que discute a biodiversidade brasileira.

Participacao em banca de doutorado 2 -Na última sexta-feira, 21 de agosto, o professor Paulo Oswaldo Garcia (último à direita) participou como membro de banca para avaliação da defesa de tese, nível doutorado, do Programa de Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho foi defendido pela doutoranda Tatiana Silva Siviero e levou o título: "Associações de espécies, estrutura de comunidades e comparações metodológicas para estudo de briófitas do Parque Estadual de Ibitipoca (Minas Gerais, Brasil)".

Com essa pesquisa, a aluna defendeu sua tese para obtenção do título de Doutora em Ecologia pelo Programa de Doutorado ligado à UFJF. A iniciativa foi orientada pela professora doutora Andréa Pereira Luizi-Ponzo, que coordena o Grupo de Pesquisas de Briófitas na instituição onde o trabalho foi defendido - pioneira no estudo das briófitas em Minas Gerais e no Brasil.

"Diante da ausência de informações ligadas à biodiversidade brasileira, esse grupo de pesquisa tem preenchido esta lacuna do conhecimento, revelando novas ocorrências de espécies de briófitas tanto em escala estadual como nacional, o que orienta a elaboração de práticas e políticas conservacionistas no país", comentou o professor doutor do Campus Muzambinho, Paulo Oswaldo Garcia, que possui experiência na Área de Ecologia.

Com o trabalho desenvolvido, foram registradas 31 novas ocorrências de espécies de briófitas no Parque Estadual de Ibitipoca - três delas são endêmicas do Brasil (ou seja, são encontradas apenas em nosso país). O Parque é reconhecido pela preservação de espécies nativas, fator essencial para a conservar de sua paisagem natural.

Esse alto índice de novas ocorrências de briófitas evidencia a carência de pesquisas sobre a biodiversidade brasileira - ameaçada pela atividade agropecuária, especulação imobiliária e por mudanças climáticas globais. Por conta desses fatores e da falta de conhecimento de espécies para a implementação de políticas de conservação, muitas espécies nativas podem estar em processo de extinção.

A implementação de políticas de conservação nacional depende do desenvolvimento de pesquisas sobre preservação e manejo da biodiversidade brasileira. Além disso, é crucial que haja o envolvimento de diferentes instituições de ensino neste debate, como a participação do professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Paulo Oswaldo Garcia, nesta pesquisa desenvolvida na UFJF.

Também participaram da banca avaliadora três professores doutores da UFJF (Fabrício Alvim Carvalho, Fátima Regina Gonçalves Salimena e Andréa Pereira Luizi-Ponzo) e uma docente do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (a doutora Isabela Crespo Caldeira).

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: