Medicina Veterinária
Qui, 30 de Julho de 2015 12:15

Conheça um pouco sobre a primeira turma de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O segundo semestre letivo de 2015 foi marcado pelo início das aulas da primeira turma de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Aprovado em março deste ano, o curso teve sua primeira seleção de alunos no vestibular 2015/02 do IFSULDEMINAS formando uma turma de 40 alunos na qual 70% deles ingressaram pelo vestibular e 30% pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU.

primeira turma de MV

Segundo o Calvin W. Schwabe, (2006) a “Medicina Veterinária é a ciência que tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos animais, assegurando a produtividade dos rebanhos, diminuindo o risco de transmissão de doenças de caráter zoonótico ao homem e proporcionando-lhe alimento de melhor qualidade, promovendo e preservando a saúde humana”.

Diante dessa função de grande necessidade na região sulmineira, o curso passou a ser oferecido pelo Câmpus Muzambinho tendo em vista que um dos objetivos dos Institutos Federais é o de disponibilizar cursos de qualidade que atendam a demanda do mercado regional e nacional.

Em uma concorrência de cerca de 30 candidatos por vagas, os aprovados no curso de Medicina Veterinária foram recebidos nesta terça-feira, dia 28 de julho, pelo diretor do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Mendonça, pela Coordenadora Geral de Ensino, Prof. Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, pelo coordenador do curso, Délcio Bueno da Silva, pelo vice-coordenador, Edivaldo Aparecido Nunes Martins e pelos professores do curso.

Os estudantes também foram recebidos pela representante do setor de Orientação Educacional, Danuza Rezende Carneiro Bernardes; pela pedagoga Giovanna Maria Abrantes Carvas; pela assistente social Iandara Matos Gonçalves Trevisan; e pela psicóloga da Câmpus, Grasiane Cristina da Silva.

O objetivo desse primeiro encontro foi demonstrar aos alunos as possibilidades de atuação no Câmpus Muzambinho e os serviços aqui ofertados para melhor aproveitamento do aluno enquanto estiver na instituição e após sua graduação.

Segundo uma das alunas do curso, Larissa Miller Rodrigues Silva, um dos motivos para sua escolha de cursar Medicina Veterinária no Câmpus Muzambinho foi o fato de ser uma instituição federal que oferece a estrutura adequada para o desenvolvimento de seus estudos. Larissa ressaltou que sempre foi apaixonada pelo curso de Medicina Veterinária e que é importante “procurar por um local que ofereça a melhor condição de aprendizagem ao aluno”. Ainda segundo a estudante, o fato do curso ser integral e possuir uma estrutura adequada para o ensino garantirá o melhor aproveitamento do aluno em relação ao conhecimento que pode obter em seus anos de estudo.

Para que os novos alunos possam conhecer um pouco mais sobre o Câmpus Muzambinho, a quarta-feira, dia 29 de julho, foi dedicada a uma visita pelo Instituto. Durante esse passeio, os alunos, acompanhados pelos coordenadores do curso, professores Délcio Bueno e Edivaldo Martins, puderam conhecer alguns locais que serão essenciais para sua formação como a bovinocultura, cunicultura, avicultura, os prédios do projeto cão guia e cães de segurança do trabalho, dentre outros.

Para contribuir com o aprendizado dos alunos de Medicina Veterinária, além da infraestrutura que já faz parte do Câmpus Muzambinho, está sendo construído um novo prédio que atenderá as demais demandas do curso.

O objetivo é que, com tudo que o Câmpus Muzambinho tem a oferecer, os alunos se formem em Medicina Veterinária e entrem no mercado de trabalho capazes de trabalhar com qualidade em seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, e ecologia e proteção ao meio ambiente.

Na quinta-feira, dia 30 de julho, os alunos ainda participaram de uma palestra ministrada pelo professor Nilvaldo da Silva, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais. Com o tema de "Evolução da Medicina Veterinária nos últimos 20 anos no Brasil" a palestra tem como objetivo promover um debate entre os alunos sobre essa temática e lhes expor um cenário sobre sua futura área de atuação. Ao final da palestra os alunos puderam ainda participar em uma confraternização que fecham as ações realizadas para marcar o início do curso e a formação da primeira turma de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Para mais informações sobre o curso acesse a página da Medicina Veterinária disponível em nosso site.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Robertto Cavalcanti, Talita Carvalho, Luís Fernando