Registro de Softwares
Seg, 06 de Julho de 2015 15:35

Grupo de Pesquisa IAC registra dois softwares junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

LogoNeste início do mês de Julho, o Grupo de Pesquisas de "Informática Aplicada às Ciências" (IAC) tiveram confirmação do registro de dois softwares junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O grupo é coordenado pelos professores José Antônio Dias Garcia (Veterinária do Câmpus Machado), Ricardo Marques da Costa (Ciência da Computação do Câmpus Muzambinho) e Felipe Campos Figueiredo (Engenharia Agronômica do Câmpus Muzambinho).

A confecção dos Softwares foi feita pela estudante Nayara Denise Gaspar discente do Curso de Ciência da Computação do Câmpus Muzambinho e contou com a orientação dos membros do grupo e apoio da Direção do Câmpus Muzambinho. O trabalho é fruto de dois anos de pesquisa e resultam da dedicação e empenho dos envolvidos nesta iniciativa:

• Prof. Dr. Raphael Antônio do Prado Dias (Matemática);
  • Prof. M. Sc. Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva (Ciência da Computação);
  • Prof. M. Sc.: Priscila Pereira Botrel (Agronomia);
  • Prof. Dr. Francisco Helton de Sá (Veterinária);
  • Técnico Administrativo e Mestrando Generci Dias Lopes (Agronomia).

Os softwares permitem o cálculo de Área de Estruturas Animais e Vegetais como a área de tecidos cardíacos e renal ou de folhas. Além disso, permite o cálculo da porcentagem de contaminação de folhas atacadas por doenças, além de outras funcionalidades. Por exemplo, a contagem da área de folhas tem sido realizada atualmente por ferramentas que são proprietárias e que utilizam métodos destrutivos de análise. Outros possuem uma difícil interface para o usuário trabalhar o que dificulta o trabalho do pesquisador.

Com o desenvolvimento destes sistemas, basta a coleta de imagens do que se pretende avaliar para realização das análises. Espera-se com a divulgação das ferramentas, que os pesquisadores das áreas de Ciências Agrárias, tenham a disposição novas alternativas para realizar suas análises de forma totalmente livre e gratuita. Além disso, o desenvolvimento destas ferramentas visa o fortalecimento do Grupo de Pesquisa IAC e das pesquisas no IFSULDEMINAS mas sobretudo o desenvolvimento regional.

Uma página do Grupo de Pesquisa IAC está sendo desenvolvida e disponibilizará o download dos aplicativos para a comunidade científica e interessados. Os softwares SIACS e SIACS App poderão ser instalados respectivamente em computadores desktop e em Smartphones tanto em Sistema Operacional Windows quanto Linux.

Texto: Grupo de Pesquisas Informática Aplicada às Ciências (IAC)
Revisão: Lucas Constantino